Profissionais da Apae recebem capacitação em prática internacional

21 de julho de 2017 07:39
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Profissionais da Apae recebem capacitação em prática internacional Fotos: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 19 de julho, foi realizada, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae de Xanxerê, uma capacitação sobre a prática terapêutica utilizada internacionalmente, denominada Blending.

Fisioterapeutas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais de diversos municípios do oeste de Santa Catarina, participaram durante todo o dia, do treinamento realizado na sala de integração sensorial da Apae de Xanxerê, ministrado pela consultora internacional em Tecnologia Assistiva, a terapeuta ocupacional Gisleine Martin Philot.

De acordo com a consultora, a prática já é adotada em todo o mundo para o tratamento de crianças com paralisia cerebral. “O Blending NDT/SI é a prática terapêutica mais utilizada internacionalmente para o atendimento de crianças com deficiências neuromotoras. É uma combinação dos conceitos do Tratamento Neuroevolutivo Bobath e os Princípios de Integração Sensorial.  No Brasil essa prática vem sendo adotada por Centros de Reabilitação, APAEs, Pestalozzis, e em consultórios privados”.

Ainda de acordo com Gisleine, a capacitação envolveu conceitos teóricos, estudos de casos e simulações práticas. “Este minicurso pretende dar uma rápida visão aos profissionais nas principais manobras terapêuticas de facilitação Neuromotora Bobath e associar as mesmas aos equipamentos de integração sensorial, em conformidade com a teoria de Integração Sensorial da Jean Aires. A parte teórica consiste na apresentação de Vídeos demonstrativos de Integração Sensorial e de Blending e a parte prática, que corresponderá a 70% da carga horária, será realizada com os equipamentos de suspensão, onde serão feitas simulações dos diversos quadros de paralisia cerebral, segundo o GMFCS e os aportes congnitvos com grupos de 5 participantes, sendo um deles o indivíduo com paralisia cerebral e os demais como familiares e terapeutas”.

O presidente da Apae de Xanxerê, Vainer de Andrade Ferreira, o investimento em capacitação e novas técnicas é o foco da Apae. “Sempre que possível vamos trazer novas técnicas e novos procedimentos para serem aplicados no desenvolvimento dos alunos da Apae. Com o apoio da Federação conseguimos essa capacitação e outras virão por aí. Esse é o nosso compromisso. Esse é o compromisso de toda a equipe da Apae, de todos nós. Sempre com foco no nosso aluno, que para nós, é o mais importante. E eu tenho um compromisso ainda maior, manter o mesmo nível deixado pela minha antecessora, a Ana Maria Modesti.”

Assessoria de Imprensa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais