Saúde

Lance Notícias | 28/04/2020 10:02

28/04/2020 10:02

169095 visualizações

Profissionais da saúde de Xanxerê questionam redução do adicional de insalubridade

Os profissionais da saúde do Hospital Regional São Paulo foram surpreendidos com a redução da insalubridade paga. A ação segue os parâmetros legais e foi as mudanças foram definidas em convecção coletiva de trabalho mediada pelo Ministério Público do Trabalho de Chapecó. Em contato com o presidente do sindicato SIEESCH, do qual Xanxerê faz parte, […]

Profissionais da saúde de Xanxerê questionam redução do adicional de insalubridade

Os profissionais da saúde do Hospital Regional São Paulo foram surpreendidos com a redução da insalubridade paga. A ação segue os parâmetros legais e foi as mudanças foram definidas em convecção coletiva de trabalho mediada pelo Ministério Público do Trabalho de Chapecó.

Em contato com o presidente do sindicato SIEESCH, do qual Xanxerê faz parte, Fábio Ramos Nunes Fernandes, o mesmo comenta que a negociação foi delicada.

– Após quatro rodadas de negociação, não chegamos a um consenso e então fomos para a mediação com o Ministério Público do Trabalho (MPT), de Chapecó e acabamos chegando a essa situação. Na prática, se calcularmos um salário mínimo de R$ 1.045,00 com redução para 20% da insalubridade dá uma redução de R$ 209,00 por trabalhador. É um impacto muito grande – comenta.

Fábio ainda comenta que deveria realizar uma ação com os trabalhadores nesta terça-feira (28), em Xanxerê, mas devido a pandemia do coronavírus o ato foi suspenso.

 

HRSP comenta

Em contato com o Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, o mesmo comentou que segue o acordado:

“O Hospital Regional São Paulo, por meio da sua direção administrativa, explica que não houve a retirada do adicional de insalubridade, mas sim uma mudança na sua forma de aplicação. Essa mudança tem como base a Convenção Coletiva, que foi assinada juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde da região”.

Deixe seu comentário