Programa Arco-Íris oferece acompanhamento clínico para crianças da rede municipal de ensino

30 de julho de 2018 09:36
Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programa Arco-Íris oferece acompanhamento clínico para crianças da rede municipal de ensino

A rede municipal de ensino de Xanxerê conta com o Programa Arco-Íris. O programa visa oferecer um acompanhamento clínico para crianças que apresentem patologias psicológicas e problemas na linguagem e aprendizado.

Hoje, o programa conta com uma psicóloga e uma fonoaudióloga na equipe, que atendem 40 e 20 horas, respectivamente, realizando um trabalho individual com cada criança.

Conforme a pedagoga Simone Tozzo Bordin, coordenadora do programa, as crianças são encaminhadas para receber atendimento quando o professor, em sala de aula, percebe alguma dificuldade. Um relatório é elaborado contendo as dificuldades de cada aluno e depois ele passa por uma avaliação profissional.

“Eles montam o relatório e encaminham para cá. Fizemos um estudo de caso uma vez por mês. Quando é problema na fala, a fonoaudióloga atende essa criança, avalia, observa as dificuldades e orienta os pais, ai a criança vai para uma fila de espera. Quando for algo psicológico, a psicóloga faz um atendimento individual e as crianças também vão para a fila de espera”, explica.

Quando as crianças são encaminhadas para o programa, elas tem direito a 24 sessões, tanto com a fonoaudióloga quanto com a psicóloga. Caso ela não receba alta, tem direito a mais 12 sessões, mas precisa aguardar na fila de espera novamente, no caso dos atendimentos com a fonoaudióloga.

O programa atende 23 unidades educacionais, sendo os cemeis e escolas municipais e os trabalhos acontecem juntamente com o calendário escolar. Durante as férias, as crianças realizam atividades em casa, para seguir com os trabalhos.

Quando as crianças são atendidas pelo programa e precisam de outro acompanhamento médico, elas são encaminhadas pelos profissionais do local. A partir daí, são atendidas na rede de saúde.

Além dos trabalhos realizados na sede do programa, a psicóloga e a pedagoga realizam trabalhos nas escolas, com professores, diretores e também com os alunos, com o intuito de observar e prevenir algumas patologias.

O programa já existe a cerca de 11 anos e atende mais de 50 crianças mensalmente, sem custo nenhum para as famílias.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais