Programa de Controle da Brucelose será implantado pela Secretaria de Agricultura

1 de maio de 2019 18:44 | Visualizações: 152
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programa de Controle da Brucelose será implantado pela Secretaria de Agricultura (Foto: Divulgação)

O combate à Brucelose é constante entre os produtores rurais. Essa doença é uma infecção generalizada causada por bactérias e pode ser transmitida ao ser humano, por isso a preocupação para que ela seja controlada e erradicada.

Diante disso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está em fase final da montagem e instalação de um laboratório que irá realizar os exames de detecção da doença. Para que seja concluído, a Secretaria aguarda a chegada da geladeira e finalização da instalação da pia no local.

– O Programa de Controle da Brucelose é um projeto inédito na região, pois os nossos veterinários detectaram que grande parte do rebanho do município e região está contaminada e essa é uma doença muito séria, uma preocupação de saúde pública. Diante disso, o município, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, resolveu montar o laboratório para ajudar a subsidiar os custos para que os produtores possa fazer a análise para controle da doença – comenta o engenheiro agrônomo e diretor de Meio Ambiente, Altair Luiz Faé.

Segundo o secretário da pasta, Edson Zape (Timão), com o laboratório pronto, o objetivo é baixar os custos para que o produtor faça os exames nos animais para detectar a doença. Depois de pronto o laboratório, parte do valor do exame será subsidiado pela Secretaria.

– Isso é tão interessante para o agricultor quanto para o município. Assim, o pecuarista pode fazer os exames mais frequentemente para combater e prevenir essa doença. Hoje, se o agricultor for fazer esse exame, ele precisa pagar e custa cerca de R$ 200 por cada animal e com o laboratório e o subsídio vamos conseguir baixar esse custo – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais