Programa de Formação Comunitária é uma oportunidade de capacitação para comunidade

3 de janeiro de 2019 14:54
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programa de Formação Comunitária é uma oportunidade de capacitação para comunidade (Foto: Aline Tonello)

Além dos bombeiros militares, que são concursados e trabalham exclusivamente no Corpo de Bombeiros, o 14º Batalhão de Xanxerê conta também com o auxílio de diversos bombeiros comunitários, que trabalham de forma voluntária prestando serviços à comunidade.

Para poder atuar como bombeiros voluntário é necessário concluir uma carga horária de 392 horas/aula, passando pelos cursos Básico (CBAE) e Avançado (CAAE) de atendimento a emergências – prevenção e combate à incêndios, primeiros socorros, noções de salvamento e prevenção de acidentes.

De acordo com o comandante do 14º BBM, tenente coronel Walter Parizotto, o trabalho do bombeiro comunitário é de grande importância, uma vez que o efetivo de bombeiros militares é reduzido.

Segundo ele, hoje, há um grupo ativo de bombeiros comunitários que presta serviços no quartel, mas que, ao longo do tempo, há várias desistências, inclusive durante o curso de formação.

– Nós formamos, ao longo dos anos, muitos bombeiros comunitários e temos um grupo ativo. Com o passar dos anos, alguns acabam saindo, por diversas razões, isso é normal. Durante o curso há bastante desistências também, porque as pessoas veem uma coisa de fora e quando entram no curso percebem que não é tão fácil – comenta.

Conforme Lenir Pertile Favero, que conclui o curso no ano passado, é preciso muita determinação para concluir o curso e prestar esse serviço voluntário.

– É preciso ser determinado, porque tínhamos aulas quinta, sexta e sábado, muitas vezes o dia todo no fim de semana, chegava cansada do trabalho na aula, mas permaneci e estou realizada. Seria bom se mais pessoas fizessem o curso e prestassem esse serviço – comenta.

Segundo Parizotto, neste ano devem ser oferecidos dois cursos do programa de formação comunitária, que tem como função principal capacitar a comunidade para agir em situação de emergência.

– O objetivo do curso de bombeiro comunitário é capacitar a comunidade. Às vezes, é muito mais interessante ter essa pessoa com qualificação em casa, que pode prestar um primeiro socorro adequado na casa, na família, do que ter alguém no plantão. Inclusive, a primeira fase do curso, o CBAE, é exatamente para este fim de capacitação da comunidade civil – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais