Programa de Zoonoses apresenta balanço de atendimentos desde a sua efetivação

12 de fevereiro de 2019 09:17
Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programa de Zoonoses apresenta balanço de atendimentos desde a sua efetivação Foto: Divulgação

O Programa de Controle de Zoonoses foi efetivado no município em agosto de 2018 e atende, desde então, diversos animais. Até agora já foram atendidos mais de cem animais e realizados diversos procedimentos, entre eles, castrações.

De acordo com os dados levantados, entre agosto de 2018 e janeiro de 2019 foram realizados 131 atendimentos diversos; 21 castrações; cinco resgates com auxílio dos bombeiros; dois atendimentos de maus tratos auxiliado pela Polícia Militar; 17 adoções; três adoções em lar temporário; e duas eutanásias.

Somente no mês de efetivação, em agosto de 2018, foi atendida a demanda reprimida de casos graves, sendo feitos dez atendimentos e três castrações. Além disso, foram atendidas 55 denúncias relacionadas a maus tratos e abandono de animais.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle de Zoonose, Janete Rodrigues, há um plantão, onde o número de telefone (49) 9 8822-7138 fica à disposição para chamados e denúncias. Segundo ela, o programa funciona dentro da normalidade, em parceria com a equipe de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê.

– Temos um plantão, através do contato telefônico que temos a disposição. E sempre estamos atentos aos atendimentos, fazendo os encaminhamentos que devem ser necessários, através da parceria com o Hospital Universitário da Unoesc Xanxerê – explica.

Após os atendimentos, o pedido de ajuda é quanto a adoção dos animais, pois muitos dos que são resgatados voltam às ruas após o tratamento.

– Após o período de cuidado que recebem no Hospital Veterinário, precisamos localizar um lar para ele e, em alguns casos, essa tem sido a dificuldade do Programa de Controle de Zoonose. Através do Facebook da Prefeitura de Xanxerê, disponibilizamos as fotos, com informações de onde foi resgatado, o sexo e porte, para adoção. E precisamos desse apoio da comunidade, que nos ajude a dar uma vida melhor a esses animais – destaca.

 

Relatório Hospital Veterinário

Conforme relatório do Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê, os procedimentos quando da chegada do animal são feitos desde a consulta, podem ser realizadas diversas cirurgias, entre elas tumor, neurológica ou cesárea, bem como exames como radiografia, ultrassonografia e exames de patologias diversas.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais