Programa Pão da Vida oferece qualificação profissional a adolescentes em Xanxerê

3 de julho de 2018 09:35 | Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programa Pão da Vida oferece qualificação profissional a adolescentes em Xanxerê (Foto: Divulgação)

O Programa Pão da vida, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social oferece a adolescentes em situação de vulnerabilidade social uma formação em um curso de panificação com o principal objetivo de capacitar esses jovens e inseri-los no mercado de trabalho.

Hoje o programa atende 20 adolescentes que permanecem no curso por um período de seis meses. Segundo Sonia Maria de Lima, coordenadora do projeto, o principal objetivo do programa é oferecer a esses jovens uma oportunidade de capacitação para poderem se inserir no mercado de trabalho.

“Aqui eles aprendem a fazer pão, bolacha, doce, bolos, cucas, salgados, agnolini e tudo que é feito é mandado para os programas da secretaria de assistência social e eles recebem um quarto de um salário mínimo para aprenderem a conquistar o seu dinheiro e valorizar isso”, comenta.

Os jovens participam do programa no contra turno escolar e precisam estar regularmente matriculados e com boas notas e frequência para seguirem no programa.

“Quando eles saem daqui já querem arrumar outro trabalho, nosso objetivo é esse. Já tem muitos adolescentes que participaram aqui e hoje estão no mercado de trabalho ganhando seu dinheiro, alguns abriram seu próprio negócio, outros estão comprando carro e nós nos sentimos realizados em poder fazer alguma coisa pelas pessoas”, destaca.

Podem participar do Programa Pão da Vida adolescentes, de 16 a 18 anos incompletos, desde que matriculados e com frequência na escola regular ou educação para jovens de adulto, e que estejam regularmente matriculados antes do ingresso ao Programa; sejam beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); famílias cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos, devendo estar cadastradas ou realizar o cadastro no setor de Cadúnico; egressos ou vinculados aos serviços de Proteção Social Básica ou Especial da Assistência Social e, residem em Xanxerê.

 

Sobre o Programa Pão da Vida

Contribui na prevenção de situações de risco pessoal e social através do desenvolvimento de ações e acompanhamento dos adolescentes com foco em atividades em nível de proteção social básica. O programa proporciona a inclusão e proteção social, bem como a inserção no mercado de trabalho, uma vez que o aprendizado acontece no contra turno da escola.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais