Programa Leite Pão Amigo de Xanxerê segue suspenso

28 de novembro de 2017 11:04
Comunidade , Educação , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programa Leite Pão Amigo de Xanxerê segue suspenso Foto: Divulgação

Em janeiro deste ano o projeto Leite Pão Amigo, implantado nas escolas municipais de Xanxerê, passou por uma reestruturação. Ainda no fim de 2016 o programa foi suspenso depois da empresa fornecedora cancelar o contrato com a prefeitura alegando falta de pagamento, a administração municipal alegou falta de recursos.

>> Relembre: Programa Pão e Leite Amigo passará por reestruturação para este ano em Xanxerê

O projeto consiste em beneficiar semanalmente todas as crianças da rede municipal de ensino com um litro de leite e seis pães, para as crianças que não faltam nas aulas, diminuindo desta forma a evasão escolar e ajudando às famílias de baixa renda. Em fevereiro um novo programa foi apresentado em fevereiro na Câmara de Vereadores de Xanxerê. O novo projeto do Leite Pão Amigo foi aprovado em julho.

>> Relembre: Novo projeto do programa Pão e Leite Amigo é apresentado aos vereadores

Aprovado projeto que reformula programa Leite Pão Amigo

O que muda com o novo projeto?

Com as novas alterações, o programa passa a atender crianças e adolescentes de 0 a 15 anos e a renda per capita será o ponto de acesso ao programa. A frequência escolar continua sendo algo obrigatório, já que o Pão e Leite passa a ser ligado ao Bolsa Família e uma das exigências desse programa é a frequência regular nas escolas.

Ainda em julho o programa passou por uma licitação, no qual tinha como novidade em que os pais poderia retirar os produtos em alguns supermercados do município. Que de acordo com a Secretaria de Assistência Social, facilitaria o acesso das famílias.

>> Relembre: Reformulação: Leite e Pão Amigo passa por nova licitação e pais poderão retirar em mercados

Em outubro a licitação foi suspensa. A retomada do programa Leite Pão Amigo de Xanxerê estava prevista para o dia 8 de novembro, porém essa data precisou ser novamente adiada, pois houve por parte das empresas interessadas na licitação um mal-entendido. No edital não especificava que empresas fora do município, pudessem participar, o que gerou a não participação das mesmas.

>> Relembre: Empresas questionam edital do “Leite Pão Amigo” e licitação é suspensa

Como está a situação hoje:

Em novembro, novamente foi entrado com um recurso contra a licitação realizada após a primeira suspensão. Segundo o assessor jurídico da prefeitura de Xanxerê, Adriano Conti, o recurso está em fase de análise.

“Está em uma fase de análise de recursos ainda, acredito que hoje seja julgado e assim vai voltar para a licitação. Assim que definido o recurso, vai ir para uma fase de lances na semana que vem”.

O projeto deve ser concluído ainda em 2017.

“Acreditamos que todo o processo aconteça ainda neste ano, mas como é necessário ser cumprido os prazos legais, mas se acontecer de novamente o recurso ser indeferido, vai ser prorrogado mais uma vez. Mas estamos trabalhando para que ainda neste ano seja resolvido”, destaca Adriano.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais