Programação especial é realizada em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante

31 de outubro de 2017 15:40 | Comunidade , Cultura , Lance Notícias , Religião , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Programação especial é realizada em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante

Há 500 anos, no dia 31 de outubro de 1517, surgiu em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha a Reforma Protestante. Iniciada pelo ex-monge católico, Martinho Lutero, no qual apresentou 95 teses de mudanças para a Igreja, após ter acesso as escrituras sagradas.

Segundo o Reverendo Pastor e teólogo Anderson Henrique Domingos, Lutero incomodado com a religiosidade que estava sendo pregada, começou a ter um conflito consigo mesmo.

“Lutero teve um conflito quando começou a ler a Bíblia. Toda a religiosidade que está sendo pregada no mundo pela Igreja Católica é diferente do que está na escritura, e a partir desse conflito interno dele, ele escreveu, principalmente contra a venda das indulgencias, que era a Igreja que vendia um documento assinado pelo Papa que garantia a salvação, você comprava aquele documento e era perdoado de seus pecados, estava salvo. Lutero discordava disso, e do Papa ser o cabeça da Igreja, pois para ele o cabeça era Jesus Cristo, o dono da Igreja”, comenta o Reverendo.

A partir desses conflitos, Martinho escreveu 95 teses contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica.

“As 95 teses foram pregadas no portão da Catedral de Wittenberg, para fazer um debate acadêmico contra o que ele achava que precisava ser mudado na então Igreja Católica. A igreja não retrocedeu, pediu que Lutero retrocedesse, fazendo com que essas teses fossem defendidas por ele, ficando conhecida as cinco Solas, que são a Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria”.

A Alemanha e a Suíça destacaram-se na Reforma Protestante e de acordo com o Pastor Anderson, grandes avanços sociais deram início.

Em Xanxerê há três Igrejas de raiz Protestante, no qual em comemoração ao dia, realizarão uma celebração as 19h30min, na Igreja Presbiteriana do Brasil.

“Em celebração aos 500 anos da Reforma, aqui em Xanxerê nós fizemos uma celebração no dia 14 de outubro, na Igreja Evangélica Luterana do Brasil, e faremos hoje uma celebração na Igreja Presbiteriana às 19h30min, e o Pastor Luterano Reverendo Djosef será o pregador da noite. Convidamos toda a população que deseja conhecer mais sobre a Igreja, para que venha celebrar conosco”, convida o Pastor Anderson.

De acordo com o Pastor Luterano Reverendo Djosef Lambrecht, a Reforma Protestante foi um evento marcante para a história ocidental.

“Neste ano de 2017, esse processo histórico completa 500 anos e vale destacar que a Reforma Protestante foi um evento marcante na história ocidental, pois trouxe ao mundo uma variedade de conceitos e é por isso que Protestantes do mundo todo comemoram essa data. Hoje 31 de outubro de 2017 teremos uma celebração entre as duas igrejas: Igreja Presbiteriana do Brasil e Igreja Evangélica Luterana do Brasil às 19h30min, onde queremos celebrar os 500 anos da Reforma Protestante. A celebração será no templo da Igreja Presbiteriana situada na Av. Brasil 171, centro Xanxerê. A comunidade está convidada a participar”, conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais