Assessoria

Lance Notícias | 17/07/2020 13:56

17/07/2020 13:56

68580 visualizações

Projeto Chronos disponibiliza boletins com a evolução da Covid-19, em Xanxerê

Foi disponibilizado esta semana, no site da Prefeitura de Xanxerê, os boletins do Projeto Chronos, com a atualização e evolução dos casos da Covid-19 no município. O Projeto Chronos é uma ferramenta de análise rápida e intuitiva a fim de apoderar os órgãos competentes e o cidadão para tomadas de prevenção e controle da Covid-19 […]

Projeto Chronos disponibiliza boletins com a evolução da Covid-19, em Xanxerê Foto: Divulgação

Foi disponibilizado esta semana, no site da Prefeitura de Xanxerê, os boletins do Projeto Chronos, com a atualização e evolução dos casos da Covid-19 no município. O Projeto Chronos é uma ferramenta de análise rápida e intuitiva a fim de apoderar os órgãos competentes e o cidadão para tomadas de prevenção e controle da Covid-19 que surgiu através de uma iniciativa do Ministério Público de Xanxerê a partir de um termo firmado entre várias instituições.

O objetivo é desenvolver metodologias de análise, estabelecer informações de forma padronizada, e integrada para a tomada de decisões na gestão de crise, bem como apresentar informações diárias atualizadas, subsidiando os órgãos e instituições para tratamento, formatação e controle de informação.

De acordo com o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, o projeto visa ainda subsidiar políticas públicas e dar transparência aos cidadãos e desenvolver uma ferramenta com alta confiabilidade dos dados e informações que possa fazer o controle do Plano de Gerenciamento de Crise em Saúde Pública.

– Com os dados inseridos no relatório, é possível analisar e controlar as medidas adotadas durante a pandemia pelo município e com isso poder verificar quais os resultados que as ações do município ou da região estão produzindo em razão da efetividade das medidas já adotadas – finalizou.

Além disso, tendo em vista que o Governo do Estado delegou aos municípios a gestão da crise, é possível, através desse sistema, com uma matriz de crise municipal e com a verificação dos indicadores, avaliar de acordo com a sua matriz de risco e tomar as medidas mais assertivas e com mais objetividade mediante os dados apresentados.

Fazem parte do desenvolvimento do projeto Ministério Público de Santa Catarina – Promotoria Xanxerê; Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Defesa Civil de Santa Catarina – COREDEC Xanxerê, BRF – Unidade Faxinal dos Guedes. São parceiros do projeto Prefeitura de Xanxerê, Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, Polícia Civil – Delegacia Regional de Xanxerê, 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Xanxerê e Hospital Regional São Paulo.

O presidente da ACIX, Neimar Colpani, destacou que o projeto surgiu da necessidade de um instrumento que pudesse fazer a compilação das informações para as tomadas de decisões.

– Buscamos o apoio de mais entidades para a elaboração do mesmo, bem como da BRF, através do André Luiz Taffarel, um profissional competente que conseguiu criar o programa para que possamos acompanhar a evolução do coronavírus no município e região – disse.

O prefeito Avelino Menegolla enalteceu o desenvolvimento e a importância do Projeto Chronos para Xanxerê, com a apresentação de dados de forma clara e objetiva, com a exibição da evolução da Covid-19 através de gráficos. O prefeito destacou ainda a participação da BRF no projeto, agradecendo a empresa por mais uma vez ser parceira do município.

Deixe seu comentário