Projeto da terceira maior Usina Solar de Santa Catarina é executado em Xanxerê

3 de dezembro de 2018 09:16 | Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Projeto da terceira maior Usina Solar de Santa Catarina é executado em Xanxerê Fotos: Divulgação

A procura pela instalação de placas solares tem aumentado. As pequenas indústrias foram um dos primeiros setores a investir na geração própria de energia com luz solar no Brasil. Hoje, vários outros segmentos estão buscando essa autossuficiência.

Em Xanxerê, um projeto em execução irá inaugurar a terceira maior usina solar de Santa Catarina. A mesma está situada na Linha Barro Preto, interior do município. Rodrigo Franke, proprietário da empresa Solaris Energia de Xanxerê que executa a obra, comenta que após a conclusão e efetivação das atividades, o proprietário terá uma economia anual de até R$ 240 mil.

– A construção iniciou há dois meses. O objetivo é abater o consumo. A potência instalada é de 375 KWP e a geração é de 47.000 KWH/mês, sendo que a economia anual será de aproximadamente R$ 240 mil – comenta.

A primeira maior usina do Estado fica localizada em Campos Novos (SC) e a segunda em Vargeão (SC).

– O objetivo de quem instala a energia é a redução de custo. Para instalar é realizado um estudo em cima do consumo e se vê a média de quantas placas vão precisar. Neste projeto, foram utilizadas 1.088 placas, então esta é a terceira maior usina de mini geração de energia solar – explica.

Santa Catarina é destaque nacional em energia produzida pelo sol. Dividindo suas 2,2 mil unidades consumidoras solares pelo número de habitantes, fica em primeiro lugar no país.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais