Projeto de implantação do Observatório Social no município busca Voluntários

25 de janeiro de 2019 08:38
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Projeto de implantação do Observatório Social no município busca Voluntários Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Desde o ano passado, ocorre forte movimentação envolvendo entidades e associações como JCI Xanxerê, CDL e Acix no intuito de sensibilizar a comunidade para a necessidade e adesão da implantação do Observatório Social.

Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

No entanto, o processo é bastante complexo. A discussão é bastante ampla e demanda bastante participação da sociedade.

– Temos uma longa caminhada pela frente. Esse ano nós retornamos, já começamos as conversações com algumas pessoas, inclusive, com a Promotoria que salientou a importância do projeto. O que precisamos agora é da ampla divulgação para que as pessoas que não estão impedidas de participar possam estar conosco em uma reunião oficial para deliberação e formação da comissão – comenta Cassiani Lunardelli, coordenadora do Talk Show da JCI Xanxerê – 2018, que resgatou a ideia de implantação deste espaço em Xanxerê. Porém, a data para tal assembleia ainda não foi definida, justamente pelo quórum que definirá seu corpo constitutivo.

A maior necessidade hoje é ter a adesão de pessoas que, de fato, sejam engajadas na causa, e, estejam possibilitadas de participar do Observatório Social.

– Se nós já tivéssemos o número de pessoas razoável que pudesse fazer essa votação, pois precisamos fazer tudo com muita transparência e eletivo. Não é qualquer pessoa que pode participar, por exemplo, não pode ter vínculo político, ser servidor público. É preciso um nível de idoneidade alto, com conduta ilibada, pessoas que já são conhecidas pelas suas ações na sociedade. Precisamos de pessoas e empresas com poder aquisitivo para custear a instalação, manutenção dos custos mensais e de voluntários para trabalhar na fiscalização. E, o Observatório Social do Brasil precisa participar de todo o processo – enfatiza.

Cassiani reforça ainda que para efetivar o Observatório é necessário cautela e dar um passo de cada vez.

– Já temos algumas entidades interessadas. Já foi tentado outras vezes implantar no município e não deu certo, talvez por ter sido um processo rápido demais. Os membros não podem buscar promoção pessoal. A cautela existe para que a gente logre êxito e para que seja algo que fique – finaliza.

Ficou interessado? Pensa que pode contribuir para a melhoria da sociedade? Entre em contato pelo e-mail projeto.osxanxere@gmail.com

Confira a página oficial no Facebook

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais