Projeto de lei busca obrigatoriedade de cisternas nas novas construções

22 de novembro de 2017 14:55
Comunidade , Lance Notícias , Meio Ambiente , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, um projeto de lei foi criado com o intuito que as novas construções a serem realizadas em Xanxerê, a partir de 140m², tenham como obrigatoriedade o uso de cisternas para o reaproveitamento de água da chuva. O projeto ainda precisa passar por votações e, se aprovado, torna-se lei municipal.

A lei que existe em diversas cidades de Santa Catarina e do Brasil, beneficiaria os proprietários das residências, que a longo prazo teriam uma economia no valor a ser pago das contas de água, como comenta o autor do projeto o vereador Vilson Piccoli.

“O benefício é para a pessoa que faz e também é bom para o município, para ecologia, meio ambiente, além da redução no valor que ela paga água, porque ela vai deixar de usar uma água tratada para lavar calçada, por exemplo. Em épocas de estiagem as vezes falta água, se a pessoa tem sua cisterna, ela vai poder utilizar”, destaca Piccoli.

O vereador faz referência também, aos alagamentos de ruas e transbordamentos de rios que são frequentes no município.

“Sempre quando dá uma chuva uma pouco maior, acaba transbordando os rios, as ruas alaguem. Parte dessa água que escorreria das construções para as ruas, ficaria armazenada. Isso é apenas o início, do mínimo que nós podemos fazer para o meio ambiente, para as pessoas viverem melhor, esse é o objetivo que eu tenho nesse projeto de lei”, conclui o vereador.

Confira o Projeto de Lei:

Projeto de Lei nº 25/2017 de autoria do Vereador Vilson Piccoli que “Cria o sistema de captação e aproveitamento de água de chuva e institui a sua obrigatoriedade nos imóveis localizados no município de Xanxerê/SC, e dá outras providências”


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais