Xanxerê

Lance Notícias | 20/07/2020 16:54

20/07/2020 16:54

62857 visualizações

Projeto de Lei quer instituir o Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular

Está dando entrada na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (20), o Projeto de Lei Ordinária (L) 16/2020, dos vereadores Adriano De Martini e Lenoir Tiecher. A ideia é que se reconheça, no âmbito do município de Xanxerê/SC, a visão monocular como deficiência sensorial do tipo visual, institui o Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular, […]

Projeto de Lei quer instituir o Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular Foto: Arquivo/Lance Notícias

Está dando entrada na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (20), o Projeto de Lei Ordinária (L) 16/2020, dos vereadores Adriano De Martini e Lenoir Tiecher.

A ideia é que se reconheça, no âmbito do município de Xanxerê/SC, a visão monocular como deficiência sensorial do tipo visual, institui o Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular, e dá outras providências. A data seria no dia cinco de maio.

 

Sobre a visão monocular

Trata-se da cegueira ou baixa visão de um dos olhos. A pessoa com visão monocular apresenta dificuldades devido ao desequilíbrio provocado pela falta, ou seja, à limitação de sua noção de distância de profundidade e de espaço, comprometendo a sua coordenação motora, o que dificulta ter um equilíbrio considerado normal. Isso acarretará também em outras dificuldades, como andar em locais com obstáculos altos e baixos, andar numa rua que contém buracos, colidir com outras pessoas numa rua, dificuldades para pegar um ônibus no ponto necessitando, muitas vezes, do auxílio de outras pessoas.

A pessoa que é monocular também encontra grande dificuldade em conseguir uma vaga de emprego, por exemplo, se ela tem o seu olho cego estufado, faz uso de prótese, olho torto e todo branco ou possui cicatriz.

Deixe seu comentário