Educação

Lance Notícias | 01/06/2021 10:59

01/06/2021 10:59

41905 visualizações

Projeto desenvolvido na escola Arnulfo Romero ganha destaque

Viajando pelo mundo dos sabores. Esse foi o nome de um projeto transformador desenvolvido por duas professoras do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Dom Oscar Arnulfo Romero, em Xanxerê. Aliando a degustação de alimentos com aulas de leitura e troca de experiências, as profissionais trabalharam com seus alunos diferentes aspectos da alimentação ao […]

Projeto desenvolvido na escola Arnulfo Romero ganha destaque

Viajando pelo mundo dos sabores. Esse foi o nome de um projeto transformador desenvolvido por duas professoras do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Dom Oscar Arnulfo Romero, em Xanxerê.

Aliando a degustação de alimentos com aulas de leitura e troca de experiências, as profissionais trabalharam com seus alunos diferentes aspectos da alimentação ao redor do mundo.

A ideia surgiu em meio a uma aula de história na qual as professoras Marli Terezinha Germano e Maria Elisa Madalena estavam trabalhando os primeiros cultivos agrícolas no mundo. Durante a aula surgiram nomes de vários alimentos que não estão no dia a dia dos alunos, o que aumentou a curiosidade para conhecê-los.

Foi então que a segunda professora Maria Elisa teve a ideia de trazer de casa alguns alimentos, principalmente condimentos e sementes que fazem parte de sua dieta habitual. Maria Elisa tem na gastronomia sua primeira formação e já trabalhou em restaurantes onde pôde conhecer a culinária internacional.

Após uma pesquisa e usando todo seu amor pela cozinha, ela produziu os alimentos em casa, seguindo todas as normas de higienização e cuidados contra a Covid-19.

– Montamos um cardápio com as comidas que seriam apresentadas na aula, trazendo curiosidades sobre a cultura de outros países – comenta.

Entre os alimentos apresentados estavam: salada de quinoa, milho espanhol com mostarda e mel, quibe recheado assado, pasta de pimenta biquinho, amendoim doce com pimenta da Jamaica, granola, entre outros.

Entre os destaques que mais chamaram a atenção dos alunos estiveram a flor de hibisco e a semente de abóbora torrada.

– O chá de hibisco teve uma ótima aceitação, mesmo sem termos acrescentado nenhum adoçante. Levamos as sementes de abóbora pra mostrar que podemos ingerir todo o legume, não só a polpa. E ainda tivemos a semente do girassol em natura e a flor, para mostrar que ela também é comestível – conclui.

O principal objetivo da iniciativa foi trazer uma experiência diferente para a sala de aula, unindo diferentes disciplinas, como história dos alimentos, ciências e português.
Além da degustação, os alunos receberam um texto sobre um alimento. Cada aluno leu o texto escolhido e apresentou para a classe. Dessa forma, foi estudado além da língua portuguesa, palavras que eles não conheciam.

Deixe seu comentário