Projeto do Conselho Tutelar visa a retirada das crianças indígenas vendendo artesanato nas ruas

6 de fevereiro de 2017 08:52
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Projeto do Conselho Tutelar visa a retirada das crianças indígenas vendendo artesanato nas ruas Projeto do Conselho Tutelar visa a retirada das crianças indígenas vendendo artesanato nas ruas. (Foto: Rádio Santiago)

Você já deve ter se deparado com alguma criança indígena vendendo artesanato pelas ruas do município de Xanxerê. A venda desses produtos, quando é efetuada por crianças é considerado trabalho infantil.

O Conselho Tutelar de Xanxerê deu início a um projeto que visa a fiscalização das vendas desses produtos, “se as crianças estiverem vendendo é considerado trabalho infantil. Só não é considerado, caso eles estejam acompanhados pelos pais. Mas mesmo assim, nós estamos tirando essas crianças das ruas”, comenta Ivair Alvez dos Santos, presidente do Conselho Tutelar de Xanxerê.

Ainda segundo Ivair, quando flagrado alguma criança vendendo os artesanatos nas ruas, o Conselho liga para o Cacique, o qual é responsável pela retirada da mesma, “nós ligamos para o Cacique e, ele vem buscar. Porque essas crianças têm idade para estar na escola e não nas ruas. Agora que é época de férias, o número aumenta, mas com o retorno das aulas, as crianças devem estar na escola”.

O presidente salienta que é necessário que ocorra a denúncia, “nós estamos fazendo um levantamento, sobre as ocorrências atendidas em relação a isso. Temos um projeto que visa diminuir esse número. Por isso é necessário que ocorra a denúncia. Mas isso é uma cultura deles, não temos como impedir”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais