vitta cardio menu

Projeto Melhor Amigo – saiba mais sobre a Osteoporose

Patrícia Silva | Comunidade | 12/02/2020 07:38
Projeto Melhor Amigo – saiba mais sobre a Osteoporose 6
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 8944

Dando prosseguimento na divulgação do Projeto Melhor Amigo, nesta quarta-feira (12), o Lance Notícias divulga o artigo sobre osteoporose. Confira na íntegra:

 

A osteoporose é a perda acelerada da massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento os ossos se tornam porosos como uma esponja.

Os fatores predisponentes são baixo peso corporal (pessoa magra), pessoas de pele branca, histórico familiar de osteoporose, sedentarismo, baixa ingestão de cálcio e vitamina D, tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos, algumas doenças como diabetes e artrite reumatóide, entre outros, mulheres pós menopausa, devido a diminuição do hormônio feminino (estrogênio).

Em homens também ocorre, mas como para os homens o exame não é corriqueiramente solicitado, pensamos que não ocorre no sexo masculino.

As regiões mais acometidas são coluna vertebral, punho, colo do fêmur (mais perigoso) e costelas.

A prevenção da osteoporose se inicia na infância, sendo que 90% da massa óssea se acumula até os 20 anos de idade e os outros 10% até os 30 anos de idade.

Algumas formas de prevenção são:

– Realizar atividade física para estimular a produção óssea e fortalecer a musculatura. Os exercícios recomendados são caminhadas, corrida, musculação, pilates, dança… sempre respeitando o limite de cada um.

– Consumo adequado de cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros),

– Ingestão de vitamina D, lembrando que o sol é a melhor maneira de absorção desta vitamina,

– Manter a postura correta durante as AVD´S (Atividades de Vida Diária).

 

Diagnóstico:

– O diagnóstico mais preciso para a osteoporose é através da densitometria óssea

 

Sintomas:

– A osteoporose é uma doença silenciosa. Às vezes a dor ocorre somente quando há fratura.

 

Cuidados com os idosos:

– Como o maior problema da osteoporose são as fraturas ósseas, alguns cuidados devem ser adotados em suas casas, como eliminar tapetes dentro de casa, deixar sempre uma luz noturna para o idoso se guiar até o banheiro, trocar pisos escorregadio por antiderrapantes, colocar corrimão nos banheiros e escadas. Os sapatos também devem ser firmes. Evitar chinelos e meias para deambulação.

 

Tratamento:

A cura é difícil, quase impossível. O objetivo do tratamento é controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. Medicamentos, em caso de dor.

Deixe seu comentário