Projeto para construção de uma nova unidade de saúde do Bairro Dos Esportes é elaborado

21 de outubro de 2019 14:48 | Visualizações: 1675
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

Uma boa notícia para os moradores dos bairros São Jorge, Dos Esportes e Vila União: uma nova unidade de saúde será construída buscando atender a demanda da localidade. A informação foi confirmada após a viagem da secretária de Saúde, Irene Goralski, à Brasília, ainda neste mês.

De acordo com Irene, lá foi realizada uma reunião com o deputado federal Darci de Matos junto ao ministro de Saúde.

– Nós tivemos no dia nove uma audiência com o ministro da Saúde, sendo que quem marcou essa audiência foi o deputado federal Darci de Matos. Em primeiro momento nós solicitamos a verba ou o cadastramento do Centro de Saúde, mas ele nos disse que não tinha a possibilidade porque é muitos serviços oferecidos, então ele nos passou que neste momento não havia como fazer o credenciamento para essa construção. Fizemos outro levamento, onde temos o Bairro dos Esportes. Lá é uma das unidades mais antigas, é muito pequena e atende uma população muito grande. Então debatemos, até porque aquela região passou por um tornado, e ele escutando as nossas argumentações viu que há viabilidade de construir uma unidade tipo três, que suporta três equipes, e lá podemos fazer a saúde na hora também. Diante disso ele vai abrir para fazer o cadastramento – comenta Irene.

Diante da posição favorável do deputado e do ministro, agora, um novo projeto para a construção da unidade de saúde deve ser elaborado.

– Agora, vamos correr contra o tempo para que possamos fazer o projeto em tempo hábil. O projeto vai passar por adequações para que a unidade de saúde supra as demandas da localidade. Estamos indo atrás do projeto e assim que tivermos o projeto em mãos, ele abre para nós o acesso, onde fazemos o cadastro. Ele já nos adiantou que vai conseguir disponibilizar a verba para construir a unidade de saúde, então toda aquela região está de parabéns – frisa a secretária.

Após aprovado, a unidade passará atender a exemplo do Castelo Branco, ou seja, vai funcionar na localidade o programa Amplia Saúde.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais