Projeto que obriga SUS a realizar exame de câncer em 30 dias vai para sanção do presidente

21 de outubro de 2019 10:43 | Visualizações: 712
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Projeto que obriga SUS a realizar exame de câncer em 30 dias vai para sanção do presidente Foto: O Globo

Em pleno mês de outubro onde ocorrem diversas ações alusivas a prevenção contra o câncer, o Senado aprovou na última semana o projeto 143/2018 que garante aos pacientes do SUS com suspeita de câncer o direito a biopsia no prazo máximo de 30 dias contados a partir do pedido médico. A matéria segue para sanção do presidente da República.

De autoria da deputada catarinense Carmen Zanotto, o projeto estabelece que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna (termo médico que se refere aos tumores cancerígenos) seja a principal hipótese do médico.

A proposta acrescenta a exigência em uma lei de 2012 que já obriga o SUS a iniciar o tratamento em 60 dias a partir do diagnóstico do câncer.

– O momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença – comentou o senador Nelsinho Trad, relator da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O senador listou ainda dados do Instituto Nacional de Câncer que dão conta de que em 2018 ocorreram cerca de 300 mil novos casos de câncer entre homens, além de mais de 282 mil entre mulheres.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais