Projeto Semear: mulheres do Pesqueiro do Meio recebem oficina sobre plantas medicinais

19 de agosto de 2019 08:36 | Visualizações: 806
Comunidade , Polícia , Política , Social Compartilhar no Whatsapp
Projeto Semear: mulheres do Pesqueiro do Meio recebem oficina sobre plantas medicinais Foto: Divulgação

No último sábado (17), o projeto Semear, da Prefeitura de Xanxerê, esteve na comunidade da Linha Pesqueiro do Meio onde na oportunidade realizou oficinas com aproximadamente 30 mulheres. As ações são preparadas e executadas pela Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais, com apoio da Secretaria de Assistência Social.

As mulheres do interior participaram da oficina sobre ervas medicinais. Na oportunidade elas aprenderam sobre as diferentes plantas, forma de preparo de chás, para que servem e, ainda, receberam mudas para cultivar as ervas.

O Sicoob Credimoc de Xanxerê é patrocinador do projeto. O foco é a sensibilização da comunidade, a capacitação de multiplicadores e o empoderamento da mulher do campo. Segundo dados, a cada 17 minutos uma mulher é agredida fisicamente no Brasil. São oito casos de violência sexual notificados por dia. A cada semana, 33 mulheres são assassinadas. Em Santa Catarina, foram registrados de janeiro a março deste ano, 11 feminicídios e o estado é o maior com índice de tentativas de estupro no Brasil.

Em Xanxerê, 2.969 boletins de ocorrências foram registrados envolvendo violência contra mulher. Foram oito tentativas de homicídio de 2014 a 2019 e, quatro homicícidio/feminicídio no mesmo período. Estudos apontam que uma mulher é agredida em média sete anos antes de denunciar. No campo, aspectos como dependência financeira, questões culturais, religiosas e geográficas são balizadores pela manutenção da violência doméstica.

Foto: Divulgação


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais