Hoje é Dia D de Vacinação contra gripe

30 de abril de 2016 08:34
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Hoje é Dia D de Vacinação contra gripe (Foto: Divulgação)

 

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, na última segunda-feira (25) e o dia D de mobilização será sábado (30). A procura pela vacina em Xanxerê tem sido grande, e no sábado a comunidade terá um dia a mais a sua disposição, para buscar a imunização.

O público-alvo é formado por 49,8 milhões de pessoas, e o ministério quer imunizar ao menos 80% desta população. Receberão a vacina pela rede pública crianças que tenham mais de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, quem tem 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, quem tem doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, como doença respiratória crônica, doenças cardíacas, renais, hepáticas ou neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias. A escolha dos grupos prioritários é recomendação da Organização Mundial da Saúde.

A vacina contra a gripe distribuída pelo Ministério da Saúde imuniza contra três tipos da doença: A/H1N1, A//H3N2 e influenza B. Na entrevista, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, afirmou que o produto é seguro.

“A pessoa se confunde, pegou outro tipo de vírus e acha que a vacina causou a doença, isso não é possível. Se a pessoa teve um resfriado, uma gripe, deve tomar, sim, a vacina quando estiver melhor”, reforçou a médica. “Não é porque tive uma gripe que estou imunizado e não preciso da vacina.”

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais