Cultura

Lance Notícias | 22/01/2022 16:00

22/01/2022 16:00

102336 visualizações

Psicóloga de Xanxerê que realiza avaliação psicológica para porte e posse de arma de fogo tira dúvidas sobre o assunto

Ter a posse ou porte da arma de fogo é o desejo de muitos. Independente do motivo, é necessário passar por uma série de avaliações para então ter acesso ao direito. O primeiro passo é a realização da avaliação psicológica. Em Xanxerê, a psicóloga Catiane Aparecida Polli (CRP 12/10982), é uma das poucas profissionais habilitadas […]

Psicóloga de Xanxerê que realiza avaliação psicológica para porte e posse de arma de fogo tira dúvidas sobre o assunto

Ter a posse ou porte da arma de fogo é o desejo de muitos. Independente do motivo, é necessário passar por uma série de avaliações para então ter acesso ao direito. O primeiro passo é a realização da avaliação psicológica.
Em Xanxerê, a psicóloga Catiane Aparecida Polli (CRP 12/10982), é uma das poucas profissionais habilitadas para tal função. A reportagem do Lance Notícias conversou com Catiane que tira algumas dúvidas quanto ao assunto.
– Para eu poder atuar nesse segmento, foi preciso realizar um Curso de Técnicas de Avaliação Psicológica para Registro e Porte de Arma, e posteriormente o credenciamento junto a Policia Federal. Hoje trabalho como psicóloga na Prefeitura Municipal de Xanxerê e atuar na área de Avaliação Psicológica foi uma forma de agregar conhecimento profissional – conta.
Ela detalha que nos últimos meses, o número de candidatos que procuram pelo serviço tem aumentado consideravelmente. Acompanhe abaixo as perguntas e respostas:

– Quem pode solicitar a avaliação e como ela é realizada?
Catiane: pessoas físicas ou jurídicas. O interessado em adquirir arma de fogo de uso permitido deverá preencher o requerimento de aquisição disponibilizado no sítio eletrônico da Polícia Federal e atender aos requisitos descritos no artigo 7º da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 201-DG/PF, DE 9 DE JULHO DE 2021.
A aptidão psicológica é avaliada a partir de um laudo, emitido por um psicólogo que considerará se aquele indivíduo, no momento daquela avaliação, estaria apto ou inapto para o manuseio de uma arma de fogo.

– Quando a pessoa tem o resultado negativo, pode realizar novamente o teste?
Catiane: O candidato que for considerado inapto, poderá refazer a avaliação após o período de trinta dias.

– Pessoas com transtornos mentais podem conseguir a liberação para o porte de arma de fogo?
Catiane: O Avaliado deverá mostrar sinais de que tem condições mentais para que nele seja suposta uma conduta exemplar caso possua uma arma de fogo. Não deverá ser portador de nenhum transtorno mental grave e seu conjunto de traços de personalidade deverão ser medidos a partir de instrumentos de avaliação (testes psicológicos e entrevistas) apropriados para a solicitação em questão.

– Homens e mulheres tem o mesmo índice de aprovação/reprovação no teste ou não?
Catiane: Ambos possuem o mesmo índice de aprovação.

– O teste é o mesmo para a solicitação de posse e porte de arma de fogo?
Catiane: Sim. A comprovação da aptidão psicológica será exigida nos procedimentos de aquisição, registro, renovação de registro, transferência, porte de arma de fogo, credenciamento de armeiros e instrutores de armamento e tiro.

– Após conseguir a licença, é necessário renovar de tempo em tempo?
Catiane: O Decreto nº 9.685/19 estabeleceu que o Certificado de Registro de Arma de Fogo terá validade de dez anos.

Catiane Aparecida Polli CRP 12/10982, é psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Contato: (49) 99951 0061. Endereço: Rua Independência, nº 40, sala 02, Centro, Clínica de Fonoaudiologia Bogoni.

Deixe seu comentário