Psicóloga ministra palestras gratuitas sobre saúde mental

11 de julho de 2018 13:56
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Psicóloga ministra palestras gratuitas sobre saúde mental (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de ensinar e esclarecer dúvidas frequentes sobre a saúde mental, a psicóloga Rosilei Lemes Vera, que atua em Xanxerê, promove de forma gratuita palestras abordando diversos temas relacionados a saúde mental e emocional.

As palestras acontecem mensalmente na própria sala da psicóloga. Conforme Rosilei, a ideia de idealizar o projeto surgiu logo após a profissional se mudar para Xanxerê e perceber que a população ainda tem pouco conhecimento sobre o assunto.

“Esse projeto surgiu quando comecei a atender no consultório aqui em Xanxerê. Eu já tive a percepção antes, mas quando comecei a atender aqui em Xanxerê percebi que as pessoas são bem leigas com relação a saúde mental. Fui recebendo vários casos de pessoas que estavam bem mal, outras que cometeram suicídio por conta de depressão e sempre com aquela percepção por parte das outras pessoas de que a pessoa “era louca”. Diante disso acabei concluindo que as pessoas não tem muitas informações quanto aos transtornos psicológicos”, comenta.

Ela conta que após perceber isso, montou e idealizou o projeto, considerado por ela uma atitude simples, mas que pode auxiliar muitas pessoas que precisam. Ela destaca que as vezes as pessoas que tem depressão sofrem com isso por não conhecerem a doença e é justamente esse conhecimento que ela quer oferecer às pessoas.

“Isso é para que as pessoas tenham conhecimento, se cuidem, se tratem, para que diminua esse índice de doenças no município eu desenvolvi esse projeto simples para que as pessoas possam ter acesso e também para desmistificar a ideia de que depressão é coisa de gente que não tem o que fazer, como já ouvi”, conta.

O projeto também inclui consultas e atendimentos com valores sociais, destinados a pessoas que não tem condições de pagar o tratamento de forma integral mas que precisam de um tratamento e acompanhamento.

Além disso, Rosilei sempre busca repassar dicas através de suas redes sociais. Agora, ela irá montar grupos de conversa o WhatsApp para atingir o maior número de pessoas possível que possam precisar de ajuda.

“Eu como profissional não posso fazer muito, mas o que está ao meu alcance é isso e é o que eu estou tentando fazer para ajudar a diminuir, para que as pessoas se conheçam melhor, para ajudar que as pessoas consigam sair dessa situação. É o que eu consigo fazer como ser humano. É pouco, mas sei que alguém vai estar ajudando”, destaca.

Quem tiver interesse de participar das palestras, dos grupos de conversa por aplicativo ou precisa do atendimento social pode entrar em contato com a psicóloga através do WhatsApp (49) 9 9814-5167.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais