Quartel e centro de treinamento do Corpo de Bombeiros passam por obras de melhorias

18 de agosto de 2018 11:14
Bombeiros , Obras , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Quartel e centro de treinamento do Corpo de Bombeiros passam por obras de melhorias (Fotos: Divulgação)

Na manhã deste sábado (18), o quartel do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê recebeu pavimentação asfáltica. Além disso, foi finalizada a terraplanagem no Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU), onde será construído um laboratório sobre incêndios florestais.

As obras de reforma e ampliação do quartel iniciaram ainda no final do mês de maio. Além dos asfalto, estão sendo construídas também duas novas salas, sendo uma de assepsia e também uma sala para armazenamento de medicações e depósito de materiais destinadas ao Samu. Na sede do quartel, empresa vencedora da licitação e que executa a obra é a Eneias Cadori ME, de Faxinal dos Guedes.

A reforma e ampliação visa atender algumas exigências feitas pelo Ministério da Saúde quando o órgão fez uma visita nas instalações do quartel. O projeto foi possível por meio de uma parceria entre Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde Municipal e Câmara de Vereadores que destinou recursos para a obra. Caso a obra não fosse feita, o município poderia perder recursos.

 

Laboratório de estudo sobre incêndios florestais

Os recursos para a construção do laboratório de estudo de incêndios florestais foram garantidos pelo secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável Adenilso Biasus no mês de maio e a licitação aconteceu ainda no dia 12 de julho, em Florinópolis.

Após a licitação, houveram duas empresas vencedoras, sendo uma de Faxinal dos Guedes e outra de Fraiburgo, que ficarão responsáveis pela construção do laboratório e seus equipamentos.

Depois de iniciada, a expectativa é de que a obra seja entregue no mês de novembro.

O laboratório irá integrar estudos e equipamentos que simulam a velocidade e expansão do incêndio conforme as condições do vento, clima e relevo. A expectativa é que o laboratório fique pronto dentro do prazo para que cursos já possam ser incluídos no calendário de 2019.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais