Quatro pessoas recebem cuidados de Famílias Acolhedoras em Xanxerê

12 de dezembro de 2017 11:35
Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Quatro pessoas recebem cuidados de Famílias Acolhedoras em Xanxerê Imagem Ilustrativa.(Foto: Alessandra Bagattini/ Lance Notícias)

Há um ano o Projeto Família Acolhedora é desenvolvido em Xanxerê. A proposta é que famílias possam acolher provisoriamente pessoas que passam por problemas. O serviço já foi implantado em diversos países e em Xanxerê contempla quatro pessoas adultas, sendo idosos e pessoas com deficiência.

A Diretora da Assistência Social, Luciana Contini, destaca que em Xanxerê há uma demanda significativa de pessoas em situação de acolhimento e o que projeto é visto de forma positiva pela sociedade.

“Ele é um serviço da Assistência Social que está há um ano e meio em funcionamento. Aqui nós temos uma equipe que trabalha em prol disso. Que é uma assistência social e psicóloga. Elas que acompanham as quatro pessoas que estão em famílias acolhedoras”.

Para participar do serviço, as famílias que residem em Xanxerê passam por uma avaliação da Equipe Técnica. Elas recebem um auxilio durante todo o período em que estiverem abrigando uma pessoa beneficiada do serviço.

“Normalmente são casos de abandonos. Então quando acontece esses casos, não se tem uma fila de espera. Para acolher uma pessoa, depende muito de uma questão judiciária, pois a pessoa realmente está afastada de tudo que era dela. Em Xanxerê temos quatro casos, que envolve pessoas adultas, incluindo idosos e pessoas com deficiência”, diz Luciana.

A Família Acolhedora possibilita a continuidade da convivência familiar, no qual são parceiros no atendimento e preparação para o retorno da pessoa acolhida à família biológica ou substituta.

Para maiores informações, os interessados poderão fazer contato com a equipe de referência através do número (49) 34336301 ou pelo e-mail familia@xanxere.sc.gov.br.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais