Reciclador de Xanxerê carrega caixa de som para alegrar o trabalho durante o dia

28 de novembro de 2018 10:15 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Reciclador de Xanxerê carrega caixa de som para alegrar o trabalho durante o dia (Fotos: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Com o objetivo de levar a vida de forma mais leve e alegre, Gilmar Soares da Silva, sua esposa Chaiane, o filho e seu cavalo Tordilho percorrem as ruas de Xanxerê recolhendo materiais recicláveis, tendo como companheira uma caixa de som.

O casal reside no Bairro São Romero e trabalha há cerca de quatro anos com reciclagem e Gilmar conta que a música sempre foi companheira da família, desde o início.

– Desde que começamos temos a caixa de som de companheira. É para animar a gente, onde passamos algumas pessoas batem palmas. Em alguns lugares pedem para a gente baixar o volume, ai baixamos, mas o pessoal gosta e chama a atenção, as pessoas param a gente para tirar foto, conversar – comenta o trabalhador.

Gilmar conta ainda que até o cavalo, companheiro de trabalho da família, está acostumado com a música.

– Levamos a vida assim e a música ajuda a gente a se animar, se distrair, quando está quieto parece que as coisas ficam tristes. Hoje estava saindo sem a caixinha, mas até o cavalo não vai se não tem a caixinha. Ele acostumou também. Sem a caixinha ele andava um pouco e parava – destaca.

Quanto às músicas, Gilmar conta que tem um pen drive com os mais variados estilos, para agradar a todos os gostos.

 

Pedido à comunidade

Um pedido do reciclador para a comunidade é quanto a separação do lixo, que muitas pessoas fazem de forma errada, o que dificulta seu trabalho.

– Passamos o dia inteiro recolhendo materiais. Algumas pessoas guardam para a gente, algumas coisas não conseguimos aproveitar, porque o pessoal não separa direito, mistura comida com materiais recicláveis, algumas coisas ainda conseguimos separar, outros jogam fora, mas pedimos para o pessoal deixar o material separado para nós – frisa.

 

Curso profissionalizante

Desde o mês de setembro, os recicladores autônomos de Xanxerê participam de um curso de capacitação oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O objetivo desse curso é conscientizar e capacitar os catadores e recicladores de lixo, para conceder uma forma mais sustentável de trabalho. E, segundo Gilmar, as aulas são muito proveitosas.

– Estamos fazendo o curso no Senai e está muito bom. Lá, aprendemos como aproveitar melhor os materiais, o que nos ajuda também – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais