Recicladores que utilizam veículos de tração animal em Xanxerê realizam cadastramento

13 de agosto de 2017 10:34
Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Recicladores que utilizam veículos de tração animal em Xanxerê realizam cadastramento Cadastramento dos recicladores que utilizam carroças em Xanxerê. (Foto:Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Teve início nesta semana, através da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais da Prefeitura de Xanxerê, o Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal. A primeira etapa consiste no cadastramento social para os recicladores, onde informações pessoais e do núcleo pessoal precisam ser repassadas. O cadastro segue até o dia 25 e, tiveram nove cadastros.

De acordo com a coordenadora do programa, Sabrina Centenaro, a expectativa é que durante a semana mais recicladores comparecem ao cadastramento.

“No primeiro dia tivemos seis cadastros e, até o fim da semana completamos os nove. Acreditamos que até o dia 25, que é o prazo final dessa etapa, mais pessoas compareçam e possam nos ajuda a efetivamente aplicar o programa”, disse ela.

Rosenilda Weber foi quem fez o cadastro número um. Segundo ela, é através do material reciclável que recolhe que sustenta a família.

“Eu sou separada e, desde então eu tive que começar a trabalhar com a reciclagem para dar alimento para meus filhos. É um trabalho sofrido, quando chove a gente não pode trabalhar e não entra dinheiro, é bem difícil”.

Quanto aos cuidados de bem-estar com seu animal, ela garante que mantém, dando alimentação adequada.

“Eu compro ração e deixo ele no pasto também”, reforça.

Já sobre o programa, que vai oportunidade aos recicladores ter outros conhecimentos, Rosenilda comenta.

“A gente não tem condições, nem estudo e por isso que estamos na reciclagem, mas se tiver outro emprego, outro jeito de trabalhar, eu aceito trocar”, finaliza.

Após a etapa do cadastramento social, a Secretaria Municipal de Políticas Ambientais juntamente com a Unoesc através do curso de Medicina Veterinária que é parceira no programa, irá até as residências avaliar os animais.

Recicladores que utilizam veículos de tração animal em Xanxerê realizam cadastramento. (Foto: Divulgação)

Assessoria de Imprensa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais