Rede é obstruída e esgoto corre à céu aberto no Bairro Sufiatti

4 de maio de 2016 15:18
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Rede é obstruída e esgoto corre à céu aberto no Bairro Sufiatti Prefeitura trabalha para solucionar o problema (Foto: Bruno Fiorini/Lance Notícias)

 

Moradores da rua Euclides Marinho, no Bairro Sufiatti, convivem há dias com o mau cheiro e diversos e o esgoto correndo à céu aberto, devido problemas na tubulação. O bairro registra diversos problemas com a tubulação de esgoto e segundo a prefeitura de Xanxerê o motivo são construções irregulares e lixo que é jogado na tubulação.

Na tarde desta quarta-feira (4) uma equipe da Garagem da Prefeitura esteve no local tentando resolver o problema, porém existem dois pontos obstruídos na mesma rua, o que faz com que o esgoto estoure e corra a céu aberto.

“Não sabemos mais a quem recorrer, prefeitura vem arruma, mas dias depois o problema volta. Há cerca de 15 dias esse esgoto está correndo à céu aberto causando mau cheiro além de possível contaminação de algumas doenças em decorrência do contato”, comenta um morador daquela localidade.

Willian Fantinelli, coordenador da Garagem comenta que se espera resolver este problema até o meio dia desta quinta-feira (5). “Atrás desta casa possuem várias fossas e os canos foram obstruídos. Temos dois pontos trancados, hoje estamos desobstruindo este primeiro ponto e amanhã teremos que voltar com as máquinas. Esse problema acontece frequentemente aqui por que as pessoas não se preocupam, jogam lixo no esgoto, não possuem fossa séptica, jogam gordura no ralo. Em dois anos já tivemos que vir cerca de 15 vezes aqui no bairro resolver esse problema”, explica.

DSC_0272

Dicas para prevenir entupimento de redes de esgoto

– Evite ao máximo que resíduos de gordura desçam pelo ralo. Além de ser um problema ambiental, a gordura acumulada colabora com entupimento de esgoto.

– Tome especial cuidado para não deixar pedaços de fio dental caírem na rede de esgoto. Ele é feito de material resistente, seu acúmulo acaba formando uma rede que prende outros materiais, obstruindo as tubulações.

– Retire periodicamente fios de cabelo dos ralos do chuveiro e da pia, evitando que caiam no esgoto. Da mesma forma que o fio dental, o cabelo é resistente, se enrosca e obstrui encanamentos.

– Procure orientar todas as pessoas do seu convívio que não se deve jogar nenhum lixo na rede de esgoto. Por incrível que pareça, é comum ser lançado no ralo ou no vaso sanitário produtos como absorventes, chicletes, pontas de cigarro, cotonetes, camisinhas e até fraldas descartáveis.

– Mantenha sempre as calhas limpas retirando qualquer material que impeça o escoamento da água, em especial folhas e galhos de árvores.

– Não jogue a sujeira varrida da casa pelo ralo, pois ela tende a se acumular na parte de baixo dos encanamentos. Até mesmo poeira deve ser recolhida com uma pá e jogada no lixo.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais