Educação

Lance Notícias | 04/08/2020 09:49

04/08/2020 09:49

56940 visualizações

Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais

A segunda-feira, 3 de agosto, marcou o início do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino em Santa Catarina e o retorno das atividades não presenciais após uma semana de recesso. Por conta das condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, os alunos devem permanecer em casa, fazendo as atividades on-line, com a plataforma […]

Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais Foto: divulgação

A segunda-feira, 3 de agosto, marcou o início do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino em Santa Catarina e o retorno das atividades não presenciais após uma semana de recesso. Por conta das condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, os alunos devem permanecer em casa, fazendo as atividades on-line, com a plataforma Google Classroom, ou as atividades impressas, entregues nas escolas de forma semanal ou quinzenal.

Além do fator pedagógico, há outros aspectos muito importantes para que o aluno mantenha vínculo com a escola. A rotina de estudos contribui com o desenvolvimento integral da pessoa, incluindo aspectos psicológicos, emocionais e sociais. Além disso, manter o contato com professores e colegas de turma, conexões diárias e criadas antes do isolamento social, também ajuda a entender que esse período complicado vai passar.

Em Xanxerê as aulas presenciais seguem suspensas. O retorno das aulas presenciais também está condicionado ao resultado da Avaliação de Risco Potencial para disseminação da Covid-19 na região. Todos os municípios que pertencem a uma região em nível considerado Gravíssimo (como é o caso de Xanxerê) devem ter as aulas presenciais suspensas, já aqueles em nível Grave e Alto devem manter as aulas presenciais de forma alternada, limitando o número de estudantes.

Por fim, os municípios de regiões com risco Moderado podem manter as aulas presenciais, respeitando o distanciamento entre os frequentadores. É possível saber o status e as orientações para cada região no site Coronavírus SC.

 

Busca ativa aos alunos com dificuldade de acesso

Para os estudantes que tiverem dificuldade de acesso às atividades não presenciais, os pais ou responsáveis podem ligar para o telefone 0800 644 7890 e conhecer as opções junto à Coordenadoria Regional de Educação e à escola. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 19h.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado da Educação (SED) mantém o processo de Busca Ativa dos estudantes que ainda não responderam a nenhuma atividade desde a suspensão das aulas presenciais. O objetivo é encontrar os alunos, entender o motivo pelo qual não estão participando das ações não presenciais e incluí-los no processo para que sigam estudando e não percam o ano escolar. A SED monitora mais de 97% dos alunos da rede, os quais realizam as atividades regularmente.

 

 

Deixe seu comentário