Rede Feminina de Xanxerê realiza empréstimos de perucas para crianças com câncer

11 de maio de 2017 14:53
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Rede Feminina de Xanxerê realiza empréstimos de perucas para crianças com câncer Rede Feminina de Xanxerê realiza empréstimos de perucas para crianças com câncer. (Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Os cabelos são a parte do corpo à qual a maioria das mulheres mais se dedicam. Isso porque eles ajudam a desenhar o formato do rosto e podem deixar a aparência mais leve, mais jovem e até mais feliz. Por todas essas razões, perder os cabelos por causa de doenças autoimunes, como o câncer, afeta e muito a autoestima das mulheres.

Com o objetivo de auxiliar as mulheres que passam por essas situações, em Xanxerê, funciona há cerca de quatro anos, o Banco de Perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o qual realiza empréstimos e vendas de perucas para as mulheres. A partir deste mês o banco inicia também o empréstimo e venda de perucas infantis.

De acordo com Monica Gazziero, responsável técnica do Banco de Perucas e psicóloga, a realização de venda e empréstimos para crianças surgiu através da demanda. “Isso surgiu em decorrência de uma demanda. Nós já tivemos algumas crianças que nos procuraram, não foi um grande número, mas tivemos um caso que emprestamos uma peruca de adulto e fizemos a adaptação para a criança. Então em decorrência dessa demanda, nós sentimos a necessidade de estar adquirindo e como temos os parceiros de perucas, nós entramos em contato com eles e conseguimos estar trazendo essa novidade”.

A psicóloga destaca ainda que até o momento cerca de quatro casos de câncer em crianças foram atendidos. “Já atendemos quatro casos que houve procura de crianças com câncer, então o nosso objetivo hoje é conseguir estar dando esse suporte”.

Mesmo com câncer, permitir que a criança continue realizando as atividades normais do cotidiano ajuda no tratamento. “Esses casos nos sensibilizam um pouco mais, mas da mesma forma que o adulto a criança ela acaba se sentindo afetada socialmente. Nós temos uma série de tratamentos inovadores, hoje o prognóstico está cada vez melhor. Então quando a criança está sem o cabelo, é necessário a busca pela peruca para poder parecer o mais próximo da realidade delas”.

Hoje o banco possui cerca de 10 perucas infantis a disposição para empréstimos. “Começamos com 10 perucas e conforme a demanda vamos aumentando. Vale destacar que a rede atende qualquer tipo de câncer, em qualquer faixa etária. Hoje desenvolvemos mais atividades para o público adulto, mas também damos suportes para as crianças, pois sabemos como a pessoa com câncer se sente, por isso é preciso que os pais tentem manter a criança o mais próximo possível da rotina da vida dela”.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais