Refugiado da Líbia busca por emprego e vida nova em Xanxerê

9 de novembro de 2017 11:32
Comunidade , Cultura , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Refugiado da Líbia busca por emprego e vida nova em Xanxerê Refugiado da Líbia busca por empego e vida nova em Xanxerê. (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Em busca de uma qualidade de vida melhor. Esse é o principal motivo que trouxe Lutfi Alqarradih, da Líbia, para o Brasil. Mulçumano, com 42 anos, ele busca no país um refúgio.

Morando há dois anos no Brasil, a principal dificuldade que ainda encontra é a comunicação. Como em seu país a língua predominante é árabe, a busca pelo inglês é o melhor caminho. “No meu país falamos árabe, mas sei falar inglês e agora estou aprendendo o português”.

O principal fator que motivou Lutfi a vir para o Brasil foi as guerras que ocorreram na Líbia. “Vim sozinho, vim buscar refúgio, mas minha família toda ficou na Líbia. Depois da guerra minha vida mudou muito”, destaca.

Um dos apetrechos usados para se comunicar é celular. Lutfi comenta que utiliza o método de tradução do seu aparelho telefônico e assim aos poucos está se adaptando.

Em relação a culinária, Lutfi se adaptou facilmente, ele diz que esse é o único fator que não tem muita diferença. “A comida não é muito diferente, é boa”.

Na Líbia, ele trabalhava em uma empresa de petróleo e ao chegar no Brasil, Lutfi, sempre trabalhou em frigoríficos. Ele morou em Passo Fundo, Chapecó, Abelardo Luz e agora em Xanxerê. “Nesses locais que morei eu sempre trabalhei em frigoríficos e agora que estou em Xanxerê, estou em busca de emprego. Aceito trabalhar com qualquer coisa”.

Com ajuda de amigos, Lutfi encontrou em Xanxerê um local para morar, mas pede ajuda da comunidade para encontrar emprego. “Quem puder me ajudar, eu busco emprego em qualquer coisa. Se quiserem me ajudar podem estar entrando em contato com meu amigo que fala português”.

Você que deseja auxiliar Lutfi, pode entrar em contato pelo telefone: 49 9 9952-8770.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais