Renovação de Matrículas nas Escolas Estaduais começa na próxima semana e será online

21 de outubro de 2016 07:36 | Comunidade , Educação Compartilhar no Whatsapp
Renovação de Matrículas nas Escolas Estaduais começa na próxima semana e será online Matrículas na Rede Estadual de Ensino.(foto: Divulgação)

Começa na próxima segunda-feira, 24, a renovação de matrículas para alunos da rede estadual de ensino. O prazo se estende até o dia 28. Neste ano a novidade é que os pais deverão realizar o processo através da internet, por meio do sistema Estudante Online para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Para efetivar a rematrícula online é preciso atualizar os dados cadastrais. O Estudante Online já é utilizado pelos pais ou responsáveis para verificar notas, frequência e a vida escolar do aluno.

Segundo o Supervisor de Gestão de Rede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, Volmir Lange, a rematrícula online é obrigatória. “Os pais que não possuem acesso a internet poderão utilizar o laboratório de informática da própria escola. Em caso de dificuldades, serão auxiliados pela escola, mas o objetivo principal é fazer com que os pais conheçam o sistema e aprendam a navegar no mesmo”, explica. Conforme Volmir, a rematrícula online é um teste e que se der certo, poderá ser implantado o mesmo sistema para as matrículas a partir do próximo ano.

“É uma inovação. Uma ferramenta nova que possibilita aos pais acompanhar de forma mais frequente os seus filhos. Porém, mesmo com esta ferramenta, os pais devem continuar sendo presentes na escola e acompanhando o processo de ensino e aprendizagem dos filhos. É fundamental família e escola estarem juntos neste processo”, explica a Gerente de Educação da ADR de Xanxerê, Elaine Maria Alberti.

Já os alunos do 2º ao 5º ano, deverão efetivar a renovação da matrícula na própria escola e neste caso, a presença dos pais é obrigatória.

Para os alunos novos o período de matrícula acontece de 24 de novembro a 02 de dezembro. Os interessados devem comparecer a unidade escolar mais próxima de sua residência, munidos com certidão de nascimento ou RG, Cópia do CPF, histórico escolar, atestado de frequência em caso de transferência, certidão de vacina ou declaração dos pais e/ou responsáveis do aluno, assegurando estar em dia com as vacinas.

Atualmente a Gerência de Educação da ADR de Xanxerê conta com 47 escolas distribuídas entre os 14 municípios que compreendem a Regional. Destas, oito são Escolas Indígenas Multisseriadas, três escolas em assentamento, três escolas básicas indígenas e ainda o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Ao todo são cerca de 13,6 mil alunos atendidos pela ADR de Xanxerê na rede estadual de ensino. Conforme a Gerente de Educação, Elaine Maria Alberti, a expectativa é que o número de alunos se mantenha para o próximo ano.

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais