Resolução que previa multa a pedestre flagrado atravessando a rua fora da faixa é revogada 

1 de março de 2019 09:11 | Visualizações: 1499
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Resolução que previa multa a pedestre flagrado atravessando a rua fora da faixa é revogada  Foto: Divulgação

Estava prevista para entrar em vigor, nesta sexta-feira (1º), a Resolução nº 706/2017, que previa a penalidade para pedestres e ciclistas que andarem fora das suas áreas determinadas. Porém, o Contran revogou a Resolução e, agora, a previsão é que a mudança ocorra em 2020.

De acordo com o capitão da Polícia Militar de Xanxerê, Vilte dos Santos, o Conselho de Trânsito entendeu que antes da mudança, é necessário que ocorra uma conscientização por parte de toda a população.

– O Contran revogou, nessa quinta-feira (28), a Resolução nº 706/2017, que dispõe sobre as penalidades por infrações a pedestres e ciclistas. O Conselho entendeu que o assunto exige discussões que envolvem engenharia, educação e fiscalização de trânsito. Antes de estabelecer sanções, deve-se promover uma efetiva campanha educativa para que todos os envolvidos no trânsito respeitem aqueles que são mais vulneráveis e que eles próprios saibam como ter uma atitude preventiva de acidentes – comenta.

As multas são de R$ 44,19 para pedestres e R$ 130,16 para ciclistas. As punições já estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas.

– Nesse sentido, o Conselho aprovou a Campanha Nacional de Educação para o Trânsito, na qual estabelece que os pedestres, ciclistas e motociclistas sejam o principal foco das ações educativas até abril de 2020. O tema escolhido para a campanha 2019/2020 foi: no trânsito, o sentido é a vida – conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais