Respeito: ato de conscientização irá espalhar cadeiras de rodas em ruas de Xanxerê

7 de agosto de 2019 18:10 | Visualizações: 564
Acessibilidade , Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Respeito: ato de conscientização irá espalhar cadeiras de rodas em ruas de Xanxerê Foto: Google Street View

“É só um minutinho, eu já volto!”. É por meio dessa frase que a grande maioria da sociedade civil de Xanxerê escuta ao ver um motorista estacionar o seu veículo em uma vaga destinada para pessoas com mobilidade reduzida. Pensando nisso, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (Comde) fará uma ação de conscientização no próximo sábado (10) que poderá ser bastante impactante.

Segundo a presidente do Comde, Kátia Collelo, a ação visa espalhar 30 cadeiras de rodas pelos estacionamentos das ruas centrais da cidade por pelo menos duas horas para que cause de fato o impacto. As cadeiras de rodas serão colocadas em vagas normais com o seguinte bilhete: “É só um minutinho, eu já volto!”.

– Queremos trazer uma conscientização da comunidade em um sábado de promoção com bastante movimento no centro da cidade para que visualizem uma situação de que as pessoas não dão a devida importância e o respeito para as pessoas com deficiências. É para causar o impacto realmente da população, invertendo os papeis, colocando as cadeiras de roda nas vagas normais – explica a presidente do Comde.

As vagas de estacionamento que vão receber as cadeiras de rodas são nas ruas Coronel Passos Maia, Victor Konder e Olavo Bilac, e também na Avenida Brasil. Conforme Katia, é preciso que a sociedade aprenda a respeitar os direitos das pessoas com deficiências.

– Essa ideia partiu de várias demandas que chegaram até o Comde de pessoas que não estão respeitando as vagas de estacionamento, então o objetivo é fazer com que as pessoas respeitem e se conscientizem – finaliza.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais