Educação

Lance Notícias | 29/05/2020 13:22

29/05/2020 13:22

143270 visualizações

Retorno das aulas: pais podem ou não proibir a ida das crianças a aula?

Nos últimos dias a notícia de que o retorno das aulas pode vir a acontecer no início do próximo mês de junho, deixou pais e responsáveis em um embate sobre deixar ou não as crianças e adolescentes retornarem aos colégios. É claro que não há uma definição exata se as aulas retornarão, mas muitos pais […]

Retorno das aulas: pais podem ou não proibir a ida das crianças a aula?

Nos últimos dias a notícia de que o retorno das aulas pode vir a acontecer no início do próximo mês de junho, deixou pais e responsáveis em um embate sobre deixar ou não as crianças e adolescentes retornarem aos colégios.

É claro que não há uma definição exata se as aulas retornarão, mas muitos pais estão usando as redes sociais para expressar sua restrição quanto a deixar seus filhos irem a escola.

Em contato com a Primeira Promotoria de Justiça de Xanxerê, o promotor Marcionei Mendes conversou com o Lance Notícias sobre essa questão.

– É muito difícil dar uma posição firme sobre o que acontecerá ou não, se as aulas realmente retornarem e os pais não deixarem seus filhos irem a escola com medo desta situação. Sabemos o que o novo decreto do Governador dá autonomia aos municípios para essa questão de suspensão das aulas, e fica ao critério de cada um o retorno ou não das aulas. Então, isso deverá ser conversado com todos os órgãos responsáveis, Secretaria de Educação e de Saúde, para verificar se há segurança sanitária para que crianças e adolescentes retornem às salas de aula. E essa não será uma decisão tomada de hoje para amanhã – explica.

Segundo o promotor esta é uma questão delicada, pois trata-se de algo que ainda não aconteceu, mas que pode vir a acontecer.

– Não existe uma data que diga que as aulas recomeçarão, essa é uma questão que as pessoas, principalmente da Educação, estão preocupadas em razão do ano letivo. Mas não acredito que se irá correr o risco sanitário, colocar em risco a saúde das crianças e dos adolescentes somente para validar um ano letivo – comenta.

Ele ainda diz que quando chegar a hora em que tudo se estabilizar, a vida dos estudantes deverá seguir nos seus estabelecimentos de ensino, dessa forma os pais não poderão negar o acesso ao conhecimento aos seus filhos, algo que inclusive é previsto em Lei. Mas tudo deve ser dentro da segurança sanitária para que nenhuma vida seja colocada em risco.

Por ora, nenhuma data foi especificada para o retorno das aulas.

Deixe seu comentário