Coronavírus

Lance Notícias | 22/08/2020 18:54

22/08/2020 18:54

55194 visualizações

Retorno das baixas temperaturas cria alerta sobre cuidados redobrados à Covid-19

O Lance Notícias conversou com o médico Diego Corso, que é Responsável técnico pelos médicos da Secretaria Municipal de Saúde, de Xanxerê, para abordar o assunto do retorno das baixas temperaturas, e os cuidados redobrados quanto ao coronavírus. Com relação aos procedimentos padrões para prevenção à Covid-19, Diego explica que devem continuar sendo seguidos, de […]

Retorno das baixas temperaturas cria alerta sobre cuidados redobrados à Covid-19 Foto: divulgação

O Lance Notícias conversou com o médico Diego Corso, que é Responsável técnico pelos médicos da Secretaria Municipal de Saúde, de Xanxerê, para abordar o assunto do retorno das baixas temperaturas, e os cuidados redobrados quanto ao coronavírus.

Com relação aos procedimentos padrões para prevenção à Covid-19, Diego explica que devem continuar sendo seguidos, de forma generalizada.

– Os procedimentos padrões que estão sendo utilizados neste momento de pandemia, são semelhantes aos que foram recomendados em anos anteriores, como no caso do vírus H1N1 ou em qualquer infecção viral, exceto pelo uso de máscaras e o distanciamento social. Estes devem seguir independentemente de estado de pandemia ou não – disse.

Perguntado se com o retorno do frio, pode-se dizer que as medidas devem ser redobradas ele disse que neste momento a preocupação são referentes aos sintomas.

– Devido ao frio, sinais e sintomas de síndromes gripais se tornam mais frequentes, dificultando o diagnóstico. Entretanto, neste momento de pandemia, independentemente das condições climáticas, os cuidados devem estar redobrados – comentou.

E disse ainda que, a renovação do ar ambiente, sempre se faz necessária, pois com esta ação, partículas virais que porventura estejam presentes no ambiente, não ficam concentradas, aumentando o risco de contaminação e propagação deste na comunidade.

E é preciso lembrar sobre os sintomas:

– Para todos, independentemente de grupos de riscos, idosos ou crianças, quaisquer sinais ou sintomas gripais, merecem atenção. Tosse seca ou produtiva, coriza, cefaleia, dor atrás dos olhos, dor no corpo, entre outros, desde o primeiro dia do aparecimento, deverão ser avaliados para quanto antes iniciar um tratamento – concluiu.

Por tanto, fique atento aos seus sintomas e aos de seus familiares, todos os cuidados devem ser seguidos e principalmente nestes dias frios, para se evitar o aumento dos casos no município. Em caso de necessidade, procure o Centro de Triagem junto a Unidade Básica de Saúde Hélio Ortiz.

Deixe seu comentário