Reunião vai debater sobre a volta das sacolas retornáveis em Xanxerê

27 de junho de 2018 10:09
Lance Notícias , Meio Ambiente , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Reunião vai debater sobre a volta das sacolas retornáveis em Xanxerê Sacolas retornáveis em Xanxerê. (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

A volta do projeto das sacolas retornáveis nos supermercados de Xanxerê será tema de uma reunião que acontecerá na noite dessa quarta-feira (27) na Câmara de Vereadores do município. O objetivo é saber qual a opinião da população quanto ao projeto.

O debate está sendo retomado pela Associação de Moradores do Centro e do Bairro La Salle. Paulo Ferronatto, presidente da Associação, frisa que toda a comunidade está convidada para participar da reunião.

“A associação dos moradores discutiu e a gente está mobilizando a comunidade para debater essa questão e ver se é possível retornar com esse projeto. Hoje às 19h estaremos reunidos com lideranças, entidades, para discutir esse projeto. Xanxerê era destaque e funcionou muito bem durante os sete anos. É uma questão de conscientização e mobilização de toda a comunidade por isso convidamos a todos para participar”.

O idealizador do projeto, Edson Marció, frisa que o mesmo tinha como objetivo diminuir a utilização de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente. No período de implantação, Xanxerê era exemplo para diversos estados e municípios, já que foi a primeira a aderir ao não uso das sacolas plásticas. Porém ainda em julho de 2016, vários supermercados de Xanxerê, voltaram a distribuir as sacolas plásticas. Isso porque, os clientes, muitas vezes acabavam pedindo pela mesma

“Veio um convite da Associação do Bairro La Salle e Centro, onde encaminhamos as entidades para ver a possibilidade da volta do projeto. Depois que discutimos surgiu a ideia de marcar essa reunião para que seja avaliado junto à comunidade e as autoridades para ver a possibilidade de o projeto voltar ao funcionamento”, comenta.

Com volta da distribuição, um dos pontos negativos, foi o aumento significativo da produção de lixo que envolve as sacolas.

Relembre: Produção de lixo aumentou 30% em Xanxerê após volta das sacolas plásticas nos mercados

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais