Risco de focos de incêndio em vegetação diminui por conta do clima úmido

3 de setembro de 2019 09:05 | Visualizações: 506
Bombeiros , Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Risco de focos de incêndio em vegetação diminui por conta do clima úmido Foto: Divulgação

O tempo seco e poucos acumulados de chuva especialmente no Oeste do estado no mês de agosto favoreceram a incidência dos incêndios em vegetação, sendo que foi o mês considerado com o maior número de ocorrências até então em 2019. Além disso, muitos moradores do interior dos municípios também sofrem com a falta de chuva para alimentar os animais das propriedades. Mas os meteorologistas preveem mudanças climáticas para esse mês de setembro.

Segundo a Defesa Civil de SC, a previsão para esta semana é de bastante variação de nebulosidade com períodos de chuva especialmente no Leste do estado. Para o Oeste a umidade do ar também vai dificultar as ocorrências de focos de queimadas. A tendência para a primeira quinzena de setembro é de tempo úmido e bastante variação de nebulosidade, inclusive com a passagem de três frentes frias.

A situação dos rios e bacias hidrográficas continua preocupante. Isso porque o baixo acumulado de chuva dificulta que os rios elevem seus níveis e, ainda, bacias hidrográficas estão com déficit hídrico, como no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais