Rodas de capoeira são promovidas todos os sábados, na Praça

24 de julho de 2018 14:58
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Rodas de capoeira são promovidas todos os sábados, na Praça (Foto: Divulgação)

Todo sábado, a partir das 16 horas, acontece na Praça Tiradentes uma roda de capoeira. A atividade é coordenada por Adriano Vittorazzi, mais conhecido como contramestre Falamansa.

Geralmente a atividade reúne um número considerado de pessoas, que querem aprender a arte marcial em si. Outras acompanham para aprender mais sobre essa cultura ou por curiosidade.

As rodas de capoeira só não acontecem quando chove, caso contrário, Adriano está todo o sábado na praça. A participação não tem custo nenhum e algumas pessoas participam de todos os encontros, para aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas.

Adriano convida a toda a comunidade que goste de capoeira, tenha curiosidade em aprender ou apenas assistir e conhecer mais sobre a cultura para participar das atividades realizadas na Praça Tiradentes.

 

Sobre a capoeira

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais