Saiba como transportar animais no carro de forma correta

5 de dezembro de 2018 08:57 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saiba como transportar animais no carro de forma correta (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas tem o costume de transportar seus animais de estimação dentro do carro, sendo que o mais comum de se ver são os cachorros. Entretanto, muitos proprietários de pets acabam deixando de lado questões de segurança, o que pode colocar em risco tanto o animal como as pessoas que ocupam o carro.

É proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar qualquer animal no coloca, entre as pernas ou à esquerda do condutor, ou seja, no banco do passageiro.

– O cão solto dentro do carro não é a maneira correta. Na verdade, cães no banco da frente do automóvel, nem pensar, se quiser transportar, precisa ser no banco traseiro, geralmente com outra pessoa, para que não tenha problema dele atrapalhar a dirigibilidade do motorista – explica o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, capitão Vilte dos Santos.

Além disso, para que o animal também fique seguro dentro do automóvel, é recomendado que ele seja colocado em caixas de transporte próprias para animais, e que a caixa seja presa com o cinto de segurança do automóvel. Ademais, para quem desejar, há também cintos específicos para os animais, que também são presos no banco do carro, que podem ser adquiridos em lojas especializadas em acessórios para pets.

– Se ficar no banco dianteiro, ele vai atrapalhar o motorista. Se tiver que transportar o animal, melhor que seja em compartimento adequado para o transporte de animais e não solto e, se tiver que ir solto, que vá uma pessoa junto para tomar os cuidados necessários – comenta Vilte.

Além disso, caso o condutor seja flagrado transportando o animal solto dentro do seu carro e que ele tire a atenção do motorista, cabe multa ao condutor por dirigir sem atenção.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais