Saiba quais os benefícios que o consumo de chimarrão pode trazer à saúde

15 de fevereiro de 2018 13:58
Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saiba quais os benefícios que o consumo de chimarrão pode trazer à saúde Foto: Divulgação

Companheiro de todas as horas, o chimarrão é mais do que uma tradição. Feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul, o chimarrão também é consumido misturado a diferentes chás. Mesmo estando nas nossas vidas desde a infância, o consumo do chimarrão gera muitas dúvidas.

A Nutricionista Carolina Rodrigues, explica quais são os benefícios do chimarrão. “O mate combate a fadiga, pois a presença de alcaloides ajuda a eliminar o cansaço, tanto físico quanto mental, como ele contém antioxidantes, ele auxilia contra o envelhecimento celular, é digestivo, pois possui ações digestivas e laxativas, auxiliando no combate à constipação intestinal”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, o chimarrão é diurético, sendo indicado para pessoas com problemas de retenção de líquidos. “Quando tomado quente (entre 60ºC a 75ºC), a capacidade diurética é potencializada, por isso é muito indicado para quem tem problemas com retenção de líquidos e o inchaço corporal. O chimarrão também potencializa os exercícios físicos, agindo positivamente em nosso nível de energia durante a prática de esportes e ainda traz sais minerais, possui ferro, fósforo, potássio e manganês”.

Carolina salienta que a temperatura ideal da água para o chimarrão é entre 60ºC a 75ºC.

Chimarrão emagrece?

A nutricionista comenta que não existe nada comprovado cientificamente, porém o hábito ajuda na eliminação de gorduras e ação termogênica.

“É recomendado que as pessoas tomem até dois litros de água para chimarrão por dia, não esquecendo ainda que precisamos consumir dois litros de água”.

O chimarrão é uma bebida com ação hidrante pela presença de sais minerais, porém é necessário ter cautela nos chás diuréticos, que muitas vezes são ingeridos com o chimarrão. “Devemos ter cautela, pois as bebidas diuréticas tomadas em excesso pode alterar a pressão arterial”, explica.

Modelos de cuias

O modelo da cuia utilizada para o chimarrão também gera dúvidas. Carolina explica que o modelo tradicional é o mais indicado. “As preferências variam muito, porém o modelo tradicional é o mais indicado, feito com o porongo”, conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais