Saiba qual o próximo produto da mesa do xanxerense a sofrer com a alta no valor

1 de julho de 2016 10:09
Comunidade , Economia , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saiba qual o próximo produto da mesa do xanxerense a sofrer com a alta no valor O próximo produto em que os consumidores irão sentir mais no bolso na hora da compra será o arroz. (Foto: Alessandra Bagattini/ Lance Notícias)

Os alimentos costumam ser um dos principais vilões do consumidor. Nas últimas semanas muito tem se falado sobre o aumento principalmente no leite e do feijão. Perante esse período quais são os próximos alimentos a ter reajuste na hora da compra?

Em contato com Edson Marció, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, a procura pelos alimentos interfere no valor, porém existem algumas influências que são aplicadas pelo produtor “existem influências que atingem o produtor e devem ser repassadas para o consumidor, um exemplo é o aumento da luz e claro os custos que também aumentaram, é um conjunto, aumenta para produzir também aumenta para comercializar um exemplo é o milho e o soja  isso reflete diretamente no consumidor”.

Segundo Edson o momento político e econômico que o pais enfrenta, é desafiador “hoje as pessoas precisam ter condições para comprar, é um momento desafiador tanto para o consumidor como para o produtor. O consumidor que está ligado diretamente com o produto, muitas pessoas perderam o poder aquisitivo, mas em si, a partir de todas as exigências em produtos alimentares brasileiros possuem, surge uma pergunta, será que os produtos que são exportados, têm as mesmas exigências? Carimbo e embalagem não é garantia de produto de qualidade “.

Hoje para poder ter um equilíbrio nos custos para os consumidores, as empresas estão adotando estratégias de marketing, Edson comenta que é essa é uma saída “no momento o reflexo está nos produtos de limpeza, embalagens de 100g passaram para 85g, isso envolve uma estratégia de marketing que também é uma saída para não ter queda nas vendas”.

Três fatores são fundamentais para controlar a queda e o aumento nos produtos: equilíbrio nos custos, queda do dólar e as condições climáticas.

O próximo produto em que os consumidores irão sentir mais no bolso na hora da compra será o arroz, pois mesmo chegando perto da época de safra, é visível a falta de estoque, já que os produtores que já produziram ainda não vendaram e estão esperando o valor aumentar.

A explicativa desses aumentos segundo Edson é influência da safra, “é necessário o ganho real, para ter o poder aquisitivo. Esses aumentos não vão ser tão imediatos, tudo é influência da safra”, finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais