Santa Catarina lidera ranking nacional de desenvolvimento estadual

4 de abril de 2016 21:17
Economia Compartilhar no Whatsapp
Santa Catarina lidera ranking nacional de desenvolvimento estadual Segundo IDE, Santa Catarina é o estado com melhor desempenho no país (Foto: Internet)

Santa Catarina é o Estado com melhor desempenho no Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento Estadual (IDE), criado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento (Conseplan) para contribuir na avaliação e no planejamento de políticas públicas. O IDE varia de 0 a 1 e abrange as áreas de saúde, educação, emprego e renda, segurança pública e moradia. Santa Catarina ficou em primeiro lugar com 0,795 e São Paulo em segundo, com 0,790. A avaliação é referente a 2014.

“O Estado se destaca principalmente em três dimensões: emprego e renda, saúde e segurança. Somos referência no país quando se fala em índices de extrema pobreza e de desemprego. Além disso nós avançamos de 2013 para 2014, com pontuação de 0,786 para 0,795 do IDE, o que mostra um resultado desejável das políticas públicas”, ressaltou o secretário de Estado do Planejamento e presidente do Conseplan, Murilo Flores.

A dimensão emprego e renda é composta por cinco índices: Índice de Extrema Pobreza (IPEP), Índice de Mercado de trabalho informal (IINF), Índice de Desigualdade de Renda (IREN) e Índice de Desemprego (IDES). Santa Catarina alcançou 0,9 nos índices de extrema pobreza e desemprego. Já a dimensão saúde considera o Índice de Expectativa de Vida (IEVN), Índice de Médicos que atendem no SUS (IMED), Índice de Enfermeiros que atendem no SUS (IENF) e Índice de Mortalidade Infantil (ITMI). Desses indicadores, o Estado destaca-se pelo índice de médicos que atendem no SUS e baixa mortalidade infantil.

A equipe do Conseplan selecionou 17 indicadores, compondo as cinco áreas do IDE. Deste modo, além da mensuração do desempenho agregado das áreas, é possível observar com mais detalhe quais aspectos influenciam as variações no nível de desenvolvimento de cada estado. “Os secretários de planejamento sentiam falta de um índice para mensurar o nível de desenvolvimento estadual e acompanhá-lo no tempo. O IDE é de extrema importância tanto internamente, quanto para comparar um estado com outro no sentido de trocar experiências”, completou Flores.

Fonte: Secom SC


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais