Saúde altera protocolo de distribuição de fórmulas alimentares

O novo protocolo visa beneficiar quem realmente precisa do produto

25 de junho de 2018 09:44 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saúde altera protocolo de distribuição de fórmulas alimentares (Foto: Divulgação)

Ainda no mês de março a Secretaria de Saúde de Xanxerê estudava mudanças para a entrega de fórmulas de leite para bebês no município com o objetivo de repassar esse benefício a quem realmente precisa.

Antes da mudança, todos os bebês que eram atendidos pelo Posto de Saúde, tinham direito a receber três latas de leite por mês, o que muitas vezes ocasionava a falta do produto no departamento.

Conforme a pediatra Cristiane Ortiz, foi criado um protocolo com alguns critérios a serem seguidos para a distribuição da fórmula para bebês e também outros suplementos. Agora, para que a criança ou adulto tenha o direito de receber as fórmulas terão de passar por avaliações.

“Antes quando as pessoas pediam a prefeitura entregava essas fórmulas, mas não podemos fazer isso porque fornecemos saúde e não alimento. Diante disso foi criado um protocolo que já está sendo implementado onde as pessoas que precisam receber o benefício passam pela avaliação de três profissionais da saúde e serviços social”, explica.

A pediatra explica que, seguindo o protocolo, primeiro um médico da Unidade de Saúde irá avaliar a situação e, se achar necessário, encaminhar para a nutricionista. Essa profissional irá fazer uma avaliação e se a fórmula for realmente necessária a família passa por uma avaliação socioeconômica que irá definir a quantia de produto que pode ser destinada a criança ou adulto que necessita, conforme as condições da família.

O protocolo segue um modelo adotado na cidade de Criciúma e foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Xanxerê. Esse protocolo se destina para a distribuição de fórmula infantil, dieta enteral e também para suplemento alimentar para adulto e idoso.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais