Saúde estuda mudanças no sistema para diminuir tempo de espera para consultas

6 de setembro de 2018 11:29 | Comunidade , Lance Notícias , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saúde estuda mudanças no sistema para diminuir tempo de espera para consultas Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

A cada 100 pacientes que agendam consultas nas Unidades Básicas de Saúde do município, 12 não comparecem. A estimativa, segundo a Secretaria de Saúde, acaba atrapalhando nos demais atendimentos prestados nas unidades.

Segundo a secretária de Saúde de Xanxerê, Irene Goralski, um estudo está sendo realizado para melhorar a maneira de agendamento, sendo que o objetivo é que as consultas sejam marcadas para no máximo 15 dias.

“Cada unidade tem um percentual, esse número é uma soma de todas. Isso acaba gerando uma demanda muito grande nas unidades, mas nós estamos fazendo um trabalho de diminuição das agendas. Estamos fazendo um estudo para que não ocorra mais o agendamento para três meses, para que essas agendas tenham no máximo 15 dias, para que essas faltas não permaneçam, por que sabemos que essas faltas são devido à demora para a realização da consulta”, explica.

Segundo Irene, quando uma pessoa falta na consulta, outra perde a vaga. “Essas pessoas não vão e nem sempre conseguimos ligar para uma outra pessoa comparecer na consulta e fica vago, fica o lugar de outra pessoa, tira esse lugar. Então atrapalha”, conclui.

Não há uma data para que essa mudança de agendamento ocorra.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais