Saúde programa Dia D de Saúde com realização de exames de rotina

26 de abril de 2019 18:49 | Visualizações: 644
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saúde programa Dia D de Saúde com realização de exames de rotina Foto: divulgação

Desde 2018 a Secretaria de Saúde de Xanxerê realiza o Dia D de Saúde. Realizado sempre no último sábado do mês, a cada edição a cada Dia D são realizadas atividades diferentes sobre cuidados com a saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Irene Goralski, a ideia dessa edição é fazer algo diferente. Diante disso, será realizada a coleta de sangue para que sejam feitos exames de rotina.

– Vamos fazer mais um Dia D, no último sábado de maio, que será dedicado para a realização de exames de rotina. As unidades de saúde estarão abertas durante o sábado para fazer a coleta do sangue para o exame. O foco são pessoas que não realizam o exame há mais de um ano – comenta.

Conforme Irene, serão feitos exames de triglicerídios, creatinina, os três tipos de colesterol e glicemia. Ela explica que será feita uma triagem com os pacientes que poderão realizar os exames, para que os pacientes possam comparecer na unidade de saúde em jejum.

Os exames devem demorar cerca de 15 dias para ficar prontos. Posteriormente, o médico irá avaliar e chamar os pacientes que apresentarem alteração nos resultados.

– Depois dos exames prontos, o médico irá avaliar os resultados e, caso haja alteração, o paciente será chamado para consulta. Caso não tenha alteração, o exame ficará disponível para que o paciente retire na unidade de saúde – conclui a secretária.

 


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais