Saúde realiza estudo para redistribuir população nas unidades

3 de junho de 2019 15:00 | Visualizações: 806
Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saúde realiza estudo para redistribuir população nas unidades Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

A Secretaria de Saúde de Xanxerê está realizando o recadastramento dos pacientes atendidos nas unidades de saúde do município. O intuito é detectar se alguma unidade está sobrecarregada e realizar o rezoneamento, caso seja necessário.

O município tem 12 unidades de saúde que atendem a comunidade, sendo que a população é dividida nessas unidades para receber atendimento. A recomendação é que cada equipe médica atenda até três mil pacientes e, hoje, há equipes que estão sobrecarregadas.

– Contratamos mais agentes comunitárias para fazer o cadastramento da população para sabermos se há unidades que estão sobrecarregadas no atendimento. Hoje, por exemplo, o Tacca pode estar sobrecarregado, mas pode ser que tenha outra unidade que não tenha tanta sobrecarga, mas eu só posso tomar uma decisão em cima de dados – destaca a secretária de Saúde, Irene Goralski.

Segundo Irene, há unidades de saúde que são próximas e os pacientes podem ser realocados para equilibrar os atendimentos e não sobrecarregar um unidade de saúde.

– Saúde não é em cima de números, mas, muitas vezes, para se tomar uma decisão, é preciso ter os números na mão. Temos hoje Hélio Ortiz, Vila Sésamo, Tacca e Bortolon, por exemplo, que são unidades próximas e podemos fazer esse zoneamento novamente. Por isso é importante que as pessoas recebam as agentes comunitárias, se elas pedirem algum documento, que as pessoas levem na unidade, para termos os dados e poder dividir as áreas conforme preconiza a atenção básica, que é em torno de três mil habitantes por equipe de trabalho – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais