Coronavírus

Lance Notícias | 27/05/2021 17:00

27/05/2021 17:00

60626 visualizações

Seara confirma primeiro caso de Zika Vírus

A Secretaria da Saúde de Seara confirmou nesta quinta-feira (27), o primeiro caso de Zika Vírus no município. A pessoa infectada é um morador do bairro das Nações e também está com dengue. O caso é autóctone, ou seja, contraído no município. Seara já contabiliza em 2021, o total de 324 focos do mosquito Aedes […]

Seara confirma primeiro caso de Zika Vírus

A Secretaria da Saúde de Seara confirmou nesta quinta-feira (27), o primeiro caso de Zika Vírus no município. A pessoa infectada é um morador do bairro das Nações e também está com dengue. O caso é autóctone, ou seja, contraído no município.

Seara já contabiliza em 2021, o total de 324 focos do mosquito Aedes aegypti e 11 bairros infestados. No município também há 14 casos confirmados de chikungunya (três importados e 11 autóctones) e seis de dengue (sendo um importado e cinco autóctones).

O Zika Vírus é da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue, chikungunya e da febre amarela.

A maioria das pessoas com a doença não apresenta sintomas (60% a 80% dos casos). Quando presentes, eles são leves. O tempo estimado de incubação entre a picada e o aparecimento dos sintomas é de 3 a 14 dias. As manifestações mais comuns são erupção cutânea (vermelhidão), coceira intensa, conjuntivite, febre, dor de cabeça, artralgia (dor articular), mialgia e dor no globo ocular.

Além da picada do mosquito, o Zika Vírus também pode ser transmitido de pessoa a pessoa por meio de contato sexual, transfusão-doação sanguínea, transplante de órgãos e transmissão vertical (maternal-fetal, na gestação).

Informações da Belos FM

 

Deixe seu comentário