Secretaria da Saúde alerta para vacinação de febre amarela e sarampo, em Xanxerê

7 de janeiro de 2019 18:38 | Comunidade , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Secretaria da Saúde alerta para vacinação de febre amarela e sarampo, em Xanxerê Foto: Divulgação

Para a população que mora em áreas recomendadas para a vacina da febre amarela, deve-se buscar a imunização antes do início do verão, período de maior risco de transmissão da doença.

De acordo com a enfermeira da secretaria de Saúde, de Xanxerê, Waldereza Luiza Dal Molin, a chegada do verão aumenta a proliferação do mosquito da febre amarela.

– Como a nossa região é considerada uma área de risco, o recomendado é que as pessoas que ainda não realizaram a vacinação, a realizem o quanto antes, lembrando que vacina é dose única – frisa Waldereza.

Podem receber a dose da vacina crianças a partir de nove meses de idade e adultos até 59 anos. Para pessoas acima de 60 anos é necessário comprovação médica.

 

Vacina do Sarampo para adultos já está disponível

Durante o ano de 2018 a Secretaria de Saúde realizou uma campanha de vacinação do sarampo, voltada às crianças, agora, a vacina está disponível para os adultos.

– Durante a realização da campanha muitos adultos nos procuraram, porém só possuíamos a vacina para as crianças. Agora adquirimos estas doses, mas não obtivemos o retorno destas pessoas, o que nos preocupa – pontua.

Hoje, no brasil existem ainda muitos casos de sarampo entre os adultos e para estar imunizado é necessário tomar três doses da vacina.

– Para pessoas de até 29 anos o recomendado é já ter tomado duas doses da vacina, até os 49 anos deve-se tomar a última dose – observa.

 

 

Calendário básico de vacinas em dia  

Confira qual o calendário básico de vacina que todos os adultos devem possuir em dia:

– Vacina do tétano

– Hepatite

– Trivial (sarampo, caxumba e rubéola)

– Vale ressaltar a procura antecipada para tomar estas vacinas, não apenas quando está em uma situação de risco e para estar imunizado é necessário receber todas as doses – finaliza.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais