Comunidade

Lance Notícias | 14/05/2021 09:31

14/05/2021 09:31

58589 visualizações

Secretaria de Assistência Social apresenta ações de trabalho do PETI

Construir uma rede de apoio ao trabalho protegido e aos programas de aprendizagem para adolescentes em vulnerabilidade e risco social, a fim de erradicar o trabalho infantil e oportunizar a transformação social. Este é o objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Para efetivar as ações […]

Secretaria de Assistência Social apresenta ações de trabalho do PETI Foto: divulgação

Construir uma rede de apoio ao trabalho protegido e aos programas de aprendizagem para adolescentes em vulnerabilidade e risco social, a fim de erradicar o trabalho infantil e oportunizar a transformação social. Este é o objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Para efetivar as ações de trabalho bem como para tratar da Lei de Aprendizagem, foi realizada nessa quinta-feira (13) uma reunião com a comissão do PETI, SENAI, SENAC, SENAR, CIEE, Justiça do Trabalho, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, ACIX, CDL, Conselho Tutelar e com a presença do vice-prefeito Adenilso Biasus.

A coordenadora da Comissão do PETI, Samantha Roloff, destaca que foram apresentadas as ações junto a classe empresarial a fim de sensibilizar da importância do Programa Jovem Aprendiz, oportunizando novas vagas.

Além disso, o objetivo é capacitar os adolescentes em vulnerabilidade e risco social através dos programas de aprendizagem, bem como garantir o acompanhamento dos jovens e suas famílias pelos serviços de assistência social, dando apoio às entidades empregadoras.

– A reunião foi de grande valia, uma vez que todos os atores da rede estão motivados com a ação. O Programa Jovem Aprendiz traz inúmeras vantagens, tanto para empresas quanto para os adolescentes – comenta.

Samantha enfatiza que para a empresa o programa dá a oportunidade de qualificar a mão-de-obra seguindo a sua missão e valores, com alto índice de efetivação após o contrato de aprendizagem, além de responder pela sua responsabilidade social. Já para os adolescentes, é uma oportunidade de ampliar o seu universo cultural, abrir portas de inserção no mundo do trabalho e quebrar ciclos de pobreza.

– E para a sociedade este é um investimento em capital humano, de transformação social e diminuição de exclusão e criminalidade – finaliza.

Deixe seu comentário